Plano de Aula

OS SONS E DEMAIS ELEMENTOS DA CULTURA INDÍGENA

Som da Rua - Índios
13/03/2011
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Geografia
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Os índios brasileiros, primeiros habitantes desta terra, foram aos poucos sendo empurrados de suas aldeias e terras originais para o interior do país. Não apenas tiveram suas terras usurpadas, mas também sua cultura foi sofrendo com as ingerências e imposições do branco que por aqui se estabeleceu. Recuperar as raízes da brasilidade passa, necessariamente, pela compreensão e resgate das tradições indígenas. Sua cultura original não se perdeu por completo e precisa ser estudada, entendida e respeitada.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Apresentar a cultura indígena, despertar empatia, demonstrar nossas origens, fazer com que as novas gerações não apenas conheçam, mas que também respeitem os primeiros e originais brasileiros.

Realizar trabalho de pesquisa de imagens sobre os índios brasileiros através da internet. Imagens que retratem seu modo de vida, cultura, situação atual, história... Trazer as imagens para a sala de aula e propor a leitura das mesmas pelos alunos, buscando as particularidades traduzidas a partir desta interpretação coletiva. Apresentar o curta e também outros títulos relativos a índios que fazem parte do acervo CNE (pequena mostra de curtas sobre os índios). Compor textos e produzir jornal sobre o estado atual dos índios e de sua cultura para distribuir na escola. Promover apresentações sobre o tema dos alunos para as outras turmas.

As políticas indigenistas nacionais e o trabalho de ONGs têm procurado ao longo dos últimos anos e décadas defender e estimular o respeito a cultura indígena brasileira, preservando o que ainda nos resta de sua valorosa contribuição para a brasilidade. É movimento essencial que deve continuar a acontecer e, sempre que possível, ser viabilizado através do comprometimento das novas gerações com esta importante causa.

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)