Plano de Aula

ENEM. PRATICANDO SOBRE: CIÊNCIAS NATURAIS.

Para chegar até a lua
06/07/2015
Ensino Médio, Educação Infantil, Formação de Educadores
Biologia, Física, Ciências, Química
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Jaime nasceu sozinho, se atrasou no relógio natural da vida e ficou para trás com a ajuda de Mariel ele descobriu um pouco do que fazia parte de seu mundo e se reconheceu nela. Igor, um escaravelho amigo que aparece, percebe sua fragilidade e o ajuda a encarar sua espera. Mas esperar o que?


Para descobrir aonde essa história chega, vale a pena se emocionar com o curta, o utilizamos para trabalhar de uma forma lúdica as Ciências da Natureza, proposta do plano de aula a seguir.




Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


 Desenvolver interesse em pesquisar sobre Ciências para preparação do ENEM



 Aprender sobre vitaminas, proteínas e minerais



 Descobrir sobre o funcionamento do corpo humano



 Discutir sobre os desastres naturais e poluição do meio ambiente.




Etapa 1: (10 minutos)



Exibição do curta "Para chegar até a lua".




Etapa 2: (30 minutos)



Depois de ter assistido o curta, o professor poderá mediar uma roda de conversa com os alunos para colher suas impressões sobre o filme.


É importante citar os termos que são usados no curta, e se for possível, o professor trazer as características dos insetos que aparecem no curta (no final deste documento existe um material de apoio com essa pesquisa elaborada).


A partir dessa discussão os alunos entenderiam melhor sobre o ciclo de vida dos personagens narrados pela história.



Etapa 3: (50 minutos)



Quando finalizado a roda de conversa, o professor poderá propor a seguinte situação para os alunos:


- Imagine que um grande desastre natural assolou o planeta e que você foi o único sobrevivente no meio desse desastre pouco sobrou de recursos naturais, você está em um completo cinza. O que será necessário para manter a sua sobrevivência? De que alimentos você precisará para continuar vivendo?


Pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa baseando-se na cadeia alimentar, e responder as questões a partir da elaboração de uma história em quadrinhos.


Vale ressaltar que as informações principais devem estar no enredo da história criada por eles.


O intuito dessa proposta é a pesquisa, portanto, o professor também poderá moldar a atividade caso seja necessário, a premissa é a história em quadrinhos, porém se o tempo estiver reduzido, pode sugerir a produção de um conto a partir da pesquisa.


Finalizado essa etapa o professor poderá discutir com os alunos sobre o que poderia levar a destruição do mundo e quais seriam as soluções de acordo com cada ponto de vista, para sobrevivência de uma vida humana.


É importante explanar com os alunos a amplitude da Ciência, e incentivá-los a continuar pesquisando diversos temas para um melhor preparo para o Enem.



Avaliação:



Análise das histórias em quadrinhos ou contos produzidos pelos alunos.


Coerência na pesquisa efetuada por eles.




Para saber mais:



Filme A Estrada (Dir: John Hillcoat):
o filme é baseado na obra de Cormac McCarthy e mostra a luta do personagem de Viggo Mortensen para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico.



Drosófila - Dicionário Informal



Escaravelho - Dicionário Informal




Referências bibliográficas:



RAU, Maria Cristina Trois Dorneles - "A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica" 2. Ed. Curitiba, Editora Ibpex, 2011.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)