Plano de Aula

O PROCESSO DINÂMICO DO DESENVOLVIMENTO DE UM SER VIVO

Para chegar até a lua
16/04/2008
Ensino Médio, Educação Infantil, Formação de Educadores
Química, Biologia, Física, Ciências
Marilene Lima
Acesse a ficha do filme



O narrador de nossa estória é Igor, o escaravelho (rola-bosta ), único companheiro de Jaime (ainda que ele nem imaginasse) que o acompanha por "toda" sua vida. Não havia ninguém para considerá-lo e sua vida seria um percurso no qual se nasce, acasala e morre. Porém, "mesmo sem saber ao certo o que o esperava, Jaime seguiu em frente".
Segundo Yalom (2007) quatro preocupações assumem, de maneira genérica, grande destaque para nós: a morte, o isolamento, o significado da vida e a liberdade. Esses temas encontram-se vislumbrados no presente curta-metragem de maneira sensível e focada numa metáfora que aborda o curto espaço de tempo na vida de uma mosca-das-frutas.
O curta nos transmite a idéia de lealdade, de propósito, de alcance dos objetivos frente aos desafios da vida, independentemente de estarmos "certos" ou "errados", independentemente do final...
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Filosofia:
o Transcendência
o Sentimentos: Amizade/amor
o Projeto de vida/saber viver
o Importância de ter um objetivo na vida
o Amor platônico.
 Em Ciências:
o Seres vivos e seres não vivos
 Seres Vivos: diferenças entre o tempo de vida humano e animal
 Ciclos da vida humana e animal
 Drosófilas
 Escaravelho (Rola-Bosta).


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o Compreender o desenvolvimento da vida humana e de todo organismo vivo como processo dinâmico
o Refletir sobre sentimentos como: medo, curiosidade, motivação e necessidade de desafios como necessários ao entendimento da vida
o Discutir sobre a importância de sentimentos tais como:
o a curiosidade: como desafiadora frente ao novo e
o a coragem: como necessária para que se faça descobertas
o a motivação: como necessária para a consecução dos objetivos.

Fases do trabalho:
1. Apresentação do curta "Para chegar até a lua"

2. Roda de Conversa: o que você faria se soubesse que tem somente um dia para viver?

3. Momento da criação: para que expressem individualmente (em construções artísticas ou desenhos) o ciclo de vida dos dois insetos do curta (veja anexos 1 e 2)

4. Audição e desenho da música "Os Bichinhos e o Homem" (veja anexo 3)


5. Trabalho com a WeQuest "Insetos" (confira link abaixo):
http://www.webquest.futuro.usp.br/galeria/exemplos/insetos/default.htm

6. Roda da descoberta: socialização das descobertas de cada grupo de acordo com as orientações da professora.


Bibliografia comentada e sugerida:
O dia em que a morte quase morreu, de Sandra Branco. São Paulo: Salesiana, 2006, 24 páginas.
"Um dia a Vida e a Morte brigaram feio! Também, a Morte só trazia tristeza. Tempos depois, as duas se reencontram e fizeram um acordo: a Vida ajudaria cada um a nascer e se desenvolver, já a Morte zelaria pelo descanso de todos e os acompanharia no caminho de volta para o Pai".
Valores a serem trabalhados: Transcendência - Amizade/amor - Projeto de vida/saber viver.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa - Filosofia - Ensino Religioso.
Fontes: http://www.sandrabranco.com/default.asp
http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_interna2.cfm?idlivro=362
Saiba mais em: Ficha de Apoio Pedagógico http://www.editorasalesiana.com.br/cfdocs/catalogo_livros/pdf/id362.pdf
Pedro e Lua, de Odilon Moraes, São Paulo: Cosac & Naify, 2004, 48 páginas.
"Uma verdadeira busca pela identidade. Assim pode ser descrito este livro, escrito e ilustrado por um dos mais premiados talentos do livro infanto-juvenil no Brasil.
O menino Pedro é fascinado pelos mistérios da noite e das estrelas e fica encantado quando descobre, nos livros, que a Lua que ilumina a noite é um satélite feito de pedra, e que o seu próprio nome significa "o de pedra". O personagem passa a achar, então, que as pedras que encontra por aí são fragmentos lunares e, em companhia de sua tartaruga de estimação, chamada Lua, vai inventando toda uma cosmologia particular".
Fonte: http://www.cosacnaify.com.br/loja/detalhes.asp?codigo_produto=540&language=pt&showPromo=False

Anexo 1
Escaravelho (Rola-bosta)
Rola-bosta
Os rola-bostas, também chamados de escaravelhos, são besouros da família dos escarabeídeos e têm importante papel na reciclagem de nutrientes do solo. Eles alimentam-se de fezes de animais e na época da reprodução enterram bolinhas de estrume para alimentar as larvas, que se criam sob o solo. Existem rola-bostas em todo o mundo e alguns são mais rápidos que outros na tarefa de decompor o esterco. Assim, os africanos, adaptados para decompor o estrume de grandes animais, são os mais eficientes. Muitos países trouxeram com sucesso os besouros africanos para melhorar a fertilidade do solo, incorporando matéria orgânica, e combater certas pragas. No Brasil, a espécie africana Ontophagus gazella foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre, parasita de bovinos. Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, eliminando o mesmo rapidamente, o ciclo seria quebrado. Para se ter uma idéia, uma fêmea do besouro africano é capaz de gerar de 60 a 90 larvas por mês. Os rola-bostas brasileiros fazem uma geração por ano, de oito a dez insetos por vez. Ainda não há avaliação da eficácia dos besouros africanos em terras brasileiras.
Fonte: http://globorural.globo.com/barra.asp?d=/edic/182/fichabicho2.htm

Anexo 2 - Drosófila (mosca-das-frutas)
O Gênero Drosophila é formado por um grande número de espécies de pequenas moscas. Atualmente há cerca de duas mil espécies descritas no gênero. Durante muito tempo as drosófilas foram conhecidas como moscas-das-frutas, entretanto essa nomenclatura já não é mais utilizada por referir-se mais apropriadamente às moscas da família Tephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores. As drosófilas se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição, e portanto não causam prejuízo. Algumas espécies se alimentam em outros substratos como cactáceas, também em início de decomposição, e guano de morcego, entre outros. Dentre todas as espécies do gênero, a mais conhecida é a Drosophila melanogaster. Esta espécie foi usada como modelo em pesquisas que contribuiram para o desenvolvimento de importantes conceitos de Genética.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosophila

Anexo 3

Os Bichinhos e o Homem
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho - CD Arca de Noé 2 - Vinícius para crianças

Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
É mais bonito
Nosso irmão, besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear
Só pra chatear
E o bicho-do-pé
Que gostoso que ele é
Quando dá coceira
Coça que não é brincadeira
E o nosso irmão carrapato
Que é um outro bicho chato
E primo-irmão do bacilo
Que é irmão tranqüilo
Que é irmão tranqüilo

E o homem que pensa tudo saber
Não sabe o jantar que os bichinhos vão ter
Quando o seu dia chegar
Quando o seu dia chegar


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