Relato de atividade em sala de aula

ENCARANDO A VIDA, COMO EM UM FILME

Dadá
01/12/2008
Ciências, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
22
JOSENILDO PINHEIRO DA SILVA



Objetivo Geral:
Promover uma reflexão acerca do perfil do adolescente, frente à realidade em que se vive sob uma perspectiva de projeção de futuro.
Objetivos Específicos:
-Refletir acerca do perfil do adolescente;
-Reconhecer as principais características da fase adolescente: comportamentais, de sexualidade e de identidade;
-Identificar os principais problemas enfrentados pelos adolescentes;
-Discutir os conflitos vivenciados pelos adolescentes, na família, na escola e na sociedade;
-Perceber a desigualdade de geração e contexto social como uma possível causa dos problemas vivenciados pelos adolescentes;
-Registrar em um curta metragem as principais idéias abordadas ao longo das atividades, na persctiva de dar vez e voz aos adolescentes.

Para que os objetivos estabelecidos fossem alcançados ,foram desenvolvidas as seguintes atividades: -Preparação para exibição do curta metragem "Dadá": questionamento acerca dos anseios e dificuldades dos adolescentes e leitura da sinopse do filme; -Exibição do filme "Dadá" -Discussão das principais idéias contidas no filme: características de cada personagem, espaço, tempo e enredo, bem como gênero (documentário/ficção), através de estudo de roteiro, em grupo; -Dinâmica de grupo para elaboração de panorama com as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes, mediante roda de conversa; -Estabelecimento de relação da temática do filme com a realidade dos alunos; -Realização de palestra sobre sexualidade e DSTs; -Planejamento para produção de curta metragem: elboração de roteiro, definição dos papéis, personagens, temática e espaço; -Produção do filme e apresentação para a comunidade escolar.

Desde a proposta de exibição do filme, a partir do momento que lhes foi apresentada a temática, os alunos demonstraram-se bastante motivados a participarem das atividades co-relacionadas, aspecto que foi intensificado quando lançou-se a proposta de gravação do curta metragem. Ao final, com a produção do curta, os alunos demonstraram mais tranquilidade em encarar a fase que vivenciam, além de que a discusão de um tema tão próximo promoveu o resgate da confiança e auto-estima, dando aos alunos maior tranquilidade e encorajando-o a melhor resolver os conflitos desencadeados pela fase em que se encontram.