Relato de atividade em sala de aula

HALLOWEEN E DIA DO SACI

Caçadores de Saci
08/11/2023
Repertório cultural
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
60
Deise Aparecida Montezori Santos



Através do filme “Caçadores de Saci”, os estudantes tiveram a oportunidade de assistirem uma obra correspondente às datas comemorativas: Halloween e Dia do Saci, ambas do dia 31 de outubro. A obra enfatiza a diversidade cultural que as datas representam, sendo possível abordar os temas nas aulas de Língua Inglesa de forma interdisciplinar.


 


No primeiro momento, foi passado aos estudantes dois textos explicativos sobre as origens do Halloween e suas diferentes celebrações através do tempo e sobre a lenda do Saci, sua importância para a cultura nacional e a relevância da data comemorativa. Então, assistiram ao filme “Caçadores de Saci”. Após, discorri sobre a relevância de celebrarmos o dia do Saci, juntamente ao Halloween, visto que é recorrente celebrarmos o “Dia das Bruxas” – que se trata de uma cultura estrangeira – e não lembrarmos o dia do maior símbolo do folclore brasileiro. Em seguida, conversamos sobre estórias extraordinárias e como são presentes nesse contexto. E, por fim, confeccionamos coletivamente um painel com ilustrações referentes às duas datas comemorativas, relatando oralmente o nome de cada imagem em Língua Inglesa. 


 


Devido aos temas serem de muito interesse para os estudantes, foram muito produtivas as experiências vivenciadas. As três turmas demonstraram total engajamento no filme, na confecção do painel e nas explicações e conversas que tivemos no decorrer das aulas didaticamente sequenciais. O repertório lexical em Língua Inglesa foi trabalhado oralmente de forma muito satisfatória e os estudantes tomaram consciência de que é possível valorizar nossa cultura brasileira com igual consideração à cultura estrangeira.