|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 13 { professores: 3 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Os sons do Brasil
 


A música tem um poder que faz vibrar a alma e transcender. Além da magia inerente à arte tocada e cantanda, ela também se mostra uma ótima aliada da educação.
Falando do Brasil, é possível dizer que temos um vasto repertório, composto pelos mais variados ritmos. Pensando nisso, se faz necessário conhecer, refletir e estudar a nossa música, muitas vezes marcada pela cultura popular.

Dessa forma, destacamos no Curta Na Escola quatro filmes para se aprofundar no choro, no samba, no funk e no manguebeat.
Aprecie os curtas Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, Heitor dos Prazeres, Cante um Funk para um Filme e O Mundo é uma Cabeça e boas reflexões!


Destaques

Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material, perdido por 50 anos.

Através de faixas espalhadas pela cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, procurando pessoas para cantar um funk para um filme, o documentário faz um registro sobre a importância subjetiva dos mais de 20 a...


Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atélier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro, que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.

O Manguebeat é um movimento que eclodiu no início dos anos 90 em Pernambuco. E o filme mostra essa história e a trajetória do seu principal protagonista: Chico Science.

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um curta aleatório!