|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 231 { professores: 3 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Consciência Negra
 


O mês de novembro é marcado por celebrar o dia da Consciência Negra. Para além da data comemorativa, a discussão racial atravessa as vertentes da sociedade brasileira e se inclina cada vez mais para o desmonte estrutural do silêncio. Este ano, preparamos uma seleção de filmes com planos de aula que trazem à tona a temática da negritude no país.

O filme 10 centavos mostra a desigualdade e trabalho infantil nas periferias. Em seguida vemos a ginga e tradição de Maré Capoeira . A resistência e o sambra se encontram em Heitor dos Prazeres. Em Som da Rua - Maracatu Estrela Brilhante vemos a expressão oriunda de rituais africanos em Pernambuco, encerrando a seleção. São imagens que refletem o lugar ocupado por pessoas negras, caminhando para o fim dos privilégios e do mito da democracia racial.

Boa sessão!


Destaques
Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.
Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. Um filme de amor e guerra.

Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atélier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro, que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.
Olga Santana Batista lidera o Maracatu Estrela Brilhante, é a representante atual de uma linhagem de líderes de maracatus. D. Olga começou a brincar com dez anos de idade na função de rainha. Também com o pai brinca...

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um curta aleatório!