|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 16 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Sal da terra
 


A distribuição e o cultivo da terra contemplam um dos principais debates influentes hoje, que por sua vez, são interseccionados por temáticas sociais, políticas e ambientais. É notório que o espaço do campo brasileiro se configure por uma imagem de extensas dimensões e grande complexidade.

Para ilustrar o cenário rural e fomentar questionamentos sobre as novas formas de convívio no campo, em destaque estão os filmes Fruto da terra, Aruanda, Por longos dias e O lobisomem e o coronel.

Os filmes ilustram cenários desde os movimentos quilombolas e a exploração nos canaviais até conflitos sociais camponeses mais recentes. Todos acompanham planos de aula para auxiliar o debate sobre a importância do verde e tudo que o cerca. Boa sessão!


Destaques
Marcos Tiarajú foi o primeiro bebê nascido na Fazenda Annoni, em 1985. Os pais fizeram parte das 1500 famílias na ocupação realizada pelo MST, início de uma nova etapa na luta pela reforma agrária no Brasil. Sua mãe...
Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, ás vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d´Água da Serra do Talhado, em Santa Luzi...

Uma visão poética do Movimento dos Sem Terra e da Marcha Nacional pela Reforma Agrária. Inspirado em um texto de José Saramago.
Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um curta aleatório!