|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 10 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Cultura Indígena
 


"O sangue e o sonho de nossos antepassados permanecem em nós. Apesar dos galhos terem sidos cortados, seus frutos roubados e até seu tronco queimado, as raízes estão vivas e ninguém pode arrancá-las." Essa frase, dita no Encontro dos Povos Indígenas do Tapajós, ilustra o sentimento de resistência dos índios brasileiros. Ainda hoje a questão de territorialização e proteção das aldeias constituem uma pauta de debate latente em toda a dimensão geográfica do nosso país.

Valorizamos a cultura indígena a medida em que a compreendemos. Sua riqueza, seus pensamentos, seu poder e sua organização social devem ser escutados para que enfim, ganhe voz própria. Como bem disse o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro: "neutralizar a cultura e o pensamento do nativo significa reduzi-lo ao efeito de um complexo de causas ou condições cuja posse conceitual não lhes pertence". Neutralizar significa diminuir o enorme potencial indígena. A pluralidade cultural clama por espaço, não podemos mais impedir qualquer etnia de existir.

Para dar vida a este assunto, destacamos filmes sobre aqueles que estavam aqui muito antes de outros povos e etnias. Assista aos curtas Pajerama, Prîara Jõ. Depois Do Ovo, A Guerra, Um Rei no Xingu e Som da Rua- Índios. Boa sessão!


Destaques

Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeiras na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.


1964: O Rei Leopoldo III, da Bélgica, visita o Parque Indígena do Xingu. A reconstituição dessa visita leva a uma reflexão sobre o choque produzido pelo encontro de diferentes humanidades.

Em 1991, um grupo de índios caiapós da grande aldeia Gorotire formou uma dissidência e partiu para fundar uma nova aldeia, a Juarí, nos limites da reserva. Acreditavam que os hábitos de consumo dos brancos havi...

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um curta aleatório!