|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 51 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Ritmos do Norte e Nordeste


Plano de Aula do Filme Som da Rua - Selma do Coco | Documentário | De Roberto Berliner | 1997 | 2 min | RJ


O coco é uma dança típica das regiões praieiras é conhecida em todo o Norte e Nordeste. Existem assim como o coco outros ritmos que expressam possibilidades riquíssimas de se trabalhar a expressão da cultura desse povo que muito contribui para a riqueza cultural do nosso país.




Objetivos
- Que os alunos conheçam a partir da pesquisa os ritmos e danças do norte e nordeste. - Que os alunos experimentem e tenham contato com esses ritmos que são parte da cultura brasileira.

Situação Didática
1º passo: Para envolver os alunos na atividade perguntaremos se alguém sabe dançar alguns dos ritmos do norte e nordeste: frevo, forró, embolada, maracatu e coco. Se alguém souber dar o espaço para ele se apresentar e mostrar aos colegas. 2º passo: Assistir o vídeo de Selma do Coco, para mostrar para os alunos um exemplo de um ritmo nordestino. 3º passo: Dividir os alunos em 5 grupos. Cada grupo receberá um ritmo musical para fazer uma pesquisa. Após a recolecção de dados eles deveram montar uma apresentação para o resto da sala. A ideia é fazer uma apresentação de todos os alunos mostrando todos os ritmos. Pesquisa: Pedir aos alunos para fazer uma pesquisa na internet sobre o ritmo dado. Seguem algumas perguntas para orientar a pesquisa. Peça também que procurem vídeos no youtube sobre ritmo, para ouvir e ver a dança. Perguntas para orientar a pesquisa: - Quais as principais características deste ritmo? - Como é a dança? - Onde surgiu? - De que outro ritmo recebeu influências? - Tem roupas especificas? Apresentação: Cada grupo deverá montar uma apresentação com as orientações a seguir: - Cada grupo deverá contar aos colegas sobre o seu ritmo, mostrando a musica e a dança. Para isto eles podem optar por se vestir, cantar e dançar ou escolher alguns vídeos que mostrem a musica e a dança.

Comentários
Pode se fazer a apresentação também com as famílias e incluir por exemplo comidas típicas.

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Denise