|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 102 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O Movimento Mangue Bit


Plano de Aula do Filme O Mundo é uma Cabeça | Documentário | De Bidu Queiroz, Cláudio Barroso | 2004 | 17 min | PE


O Mangue Bit ou Mangue Beat teve início em meados de 1990 tendo como figura central a banda Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S.A.. Misturando elementos da musicalidade brasileira e pernambucana. O movimento continua sendo referência da cultura popular brasileira e também traz um cunho social/político muito forte em suas músicas.





Objetivos

Conhecer a cultura regional

Reconhecer a importância do Movimento Mangue Bit

Analisar as implicações políticas e sociais na música

Conhecer um dos álbuns mais representativos da música brasileira Da lama ao caos da banda Nação Zumbi.


Situação Didática

Etapa 1:

Apresentação expositiva do professor sobre o movimento Mangue Bit (bit entendido como unidade de memória dos computadores), destacando as principais bandas e cenário da época. Depois de situar os alunos na temática exibir o curta-metragem.


Etapa 2:

Ler junto aos alunos o manifesto Caranguejos com cérebro escrito por Fred Zero Quatro em 1992, apresentando o movimento Mangue Bit. Localizar no texto os principais aspectos da cidade de Recife e do mangue que a circunda. Se possível voltar no curta-metragem mostrando as imagens da cidade.


Etapa 3:

Leve para a sala a música A Cidade (disponível no site Letras ou Youtube ), que revela aspectos sociais da cidade de Recife. Divida a sala em trios e peça para que pesquisem e relacionem os pontos em comum entre o mangue e a cidade. Em seguida peça que encontrem na música trechos que se referem ao desenvolvimento da cidade e a situação da população e façam comentem o que entenderam do texto.


Divida a sala em trio e peça que eles pesquisem aspectos (social, geográfico, histórico, cultural, político entre outros) de Recife e preparem uma apresentação para toda a sala.


Etapa 4:

Para fechar a atividade os alunos apresentam os trabalhos e abre-se uma roda para fechamento do tema. Após a apresentação dos alunos o professor pode ressaltar a importância da história da música brasileira e regional.


Avaliação:

Participação ativa na aula, apresentação do trabalho e entendimento do tema proposto.



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Jussara Caetano


Formação: Jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mí­dias Digitais.
Atividades Profissionais: Coordenadora de comunicação do Instituto Paramitas.
Publicações: Em 2013 teve a reportagem Meu corpo, meu filho, meu parto publicada no livro "A quem pertence o corpo da mulher?". De 2004 a 2007 participou do grupo de estudos literários Encontro das Ã?guas na Biblioteca Municipal de Osasco.
Nível: Ensino Superior