|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 162 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Aprender brincando

Filme Utilizado A Velha a Fiar | Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min | RJ



Data da Experiência:03/09/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:36

Autor do relato:Elenor M Ferronato Mezacasa

Instituição:ESC EST ENS FUN LUIZ FORNASIER
| RS | BENTO GONCALVES
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Servir de base para debate sobre o papel da mulher na sociedade.Apresentar aspectos da vida rural nas fazendas de antigamente. fazer comparações entre a época do filme e a atual.Ilustrar o estudo das parlendas e trava-línguas.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Antes do filme, foram estudados os gêneros textuais - parlendas e trava-línguas, com destaque para o fato de serem literatura oral, transmitida de geração em geração. Os alunos fizeram uma pesquisa junto às pessoas de sua convivência, coletando exemplos de parlendas e trava-línguas, os quais foram trazidos para a sala de aula e compartilhados com os colegas. Foram momentos divertidos em que os alunos estiveram totalmente envolvidos com a atividade/brincadeira. Na seqüência,houve uma conversa com os alunos sobre o filme que iriam assistir, quais aspectos deveriam ser observados, além da parlenda, tais como: época, ambiente, ocupações das pessoas, especialmente das mulheres, diferenças entre a época do filme e a atual, etc. Em seguida, o filme foi apresentado na biblioteca e os alunos quiseram assistir algumas vezes até decorar a parlenda. Saíram da biblioteca cantando e motivados para o prosseguimento da atividade. Já na sala de aula, ocorreu um debate sobre o que "observaram" no filme, com destaque para as ocupações das mulheres, comparando com os dias atuais. Foram levantadas várias questões, como por exemplo: Que tipos de trabalho as mulheres fazem hoje? Quem cuida da casa? Com quem ficam os filhos? Se as mulheres quisessem poderiam ficar cuidando da casa e dos filhos, sem trabalhar fora - por quê?, etc. Finalizando, os alunos redigiram um texto dissertativo com o tema "o papel da mulher na sociedade atual".

Comente os resultados da experiência
Assistir ao filme foi muito válido, pois os alunos sentiram-se motivados a participar de todas as atividades que foram propostas. Sair da sala de aula, poder "brincar" um pouco, fazer algo diferente do dia-a-dia - isso ajudou a despertar a atenção dos alunos e prepará-los para a seqüência de atividades realizadas. Durante vários dias, depois do filme, foi possível ouvi-los tentando repetir a parlenda, sem errar, inclusive, criando variações para o texto, prova de que o uso deste recurso poderá ser repetido com êxito. O DVD recebido traz vários filmes possíveis de serem trabalhados com os alunos e, com certeza, vamos aproveitar bem estes curtas na escola.