|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 82 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Mídias e a questão socioambiental.

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS



Data da Experiência:07/07/2009

Disciplina(s): Filosofia , Sociologia

Temas transversais: Cidadania , Ética , Meio ambiente , Trabalho e Consumo

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:100

Autor do relato:Marcos Aurélio Bassolli Alves
Objetivos do uso do filme
No contexto educacional de trabalho com temas transversais numa pedagogia de projetos apresentamos, para os alunos do CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, SME-RJ, as principais questões, ambientais, tecnológicas, econômicas e sociais, pertinentes e relevantes, que envolvem o processo de produção capitalista através da nossa produção e destino do lixo. A partir desses pressupostos, trabalhamos através da compreensão de que é a partir das mídias que podemos perceber, conceber e vivenciar de forma mais crítica o "mundo" e o exercício da nossa cidadania.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Durante esse diálogo com os nossos alunos, buscamos registrar, consolidar e ampliar os temas que emergem desse processo, i.e., o histórico da produção e destino do lixo na Cidade do Rio de Janeiro, a desigualdade social, a miséria, a fome, as soluções para a questão do lixo: reciclagem, reaproveitamento e uso consciente dos recursos, o aumento da produção de lixo como conseqüência do processo de produção capitalista. Na etapa seguinte propomos aos alunos(as) que expressem, através do uso das mídias e das manifestações artísticas no geral, as suas concepções e percepções das questões discutidas e também procure associar a sua vida e as suas ações em relação aos temas.

Comente os resultados da experiência
Como objetivos expressivos alcançados nesse projeto coletivo, destaco a produção, pelos alunos(as), de vídeos, fotos, textos, cartazes e esquetes teatrais. Destacamos também e fundamentalmente uma mudança de postura em relação ao lixo e ao seu destino expressa através de relatos e práticas adotadas na nossa escola e pela nossa comunidade, discente e docente, após a execução do projeto.