|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 6 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O GRANDE JÚRI

Filme Utilizado Mentira | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 9 min | SP



Data da Experiência:05/07/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:15

Autor do relato:CARLA SOARES DE ALMEIDA

Instituição:EEB MAJOR CIPRIANO R DE ALMEIDA
| SC | ZORTEA
| Estadual
Objetivos do uso do filme
-Contribuir para a participação dos alunos nas atividades; -Analisar cenas do filme que contribuam para elaboração e reelaboração do conhecimento, -Comparar informações;

Sequência de atividades envolvendo o filme
Pesquisamos vida e obra de Luis Fernando Veríssimo e assistimos ao Curta "Mentira" com os alunos. Instiguei os alunos para que cada um desse sua opinião quanto ao final do filme, debatemos e deixei cada aluno expor sua idéia com argumentos. Os alunos descreveram o que acharam do filme e, após analisar todas as falas dos alunos, propus que assistíssemos ao filme: "O Mentiroso" de Jim Carrey. Após o término do filme, fizemos as comparações dos dois filmes: um homem comum e um advogado, como estes usaram da mentiram e também da verdade para determinadas situações de seu dia a dia? Então, lanceia atividade. Criamos um júri na sala com o tema: Cigarro: Droga ou Calmante, o grupo "A" deveria defender o uso do cigarro e o grupo "B" deveria mostrar para os demais todo o mal causado pelo cigarro. Os alunos pesquisaram no laboratório de informática. Questões: O cigarro na família, propagandas nos meios de comunicações, maus causados na saúde. Os alunos estudaram e foram para a apresentação de suas defesas. Com o júri formado, os advogados (alunos) expuseram ao grande público os prós e contras do cigarro. E é lógico que a defesa perdeu, pois os argumentos apresentados sobre todos os malefícios do cigarro foram superiores, dando ganho de causa para o grupo de alunos (advogados) "B".

Comente os resultados da experiência
Os alunos demonstraram muito interesse e dedicação nas atividades propostas. Eles refletiram e perceberam a importância de se falar a verdade e que é difícil mentir sobre algo como o cigarro, que faz tanto mal, mas a atividade foi muito proveitosa, teve a participação de todos e resultou no alcance dos objetivos propostos, pois os alunos, até então, nunca tinham visto nenhum filme de importante escritor como Luis Fernando Veríssimo.