| |
Login pelo Facebook

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 65 { professores: 0 | editores de blog: 1 | editores de sites profissionais: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Curtinhas
Esses são todos os curtinhas já publicados. Para refinar sua busca use os campos acima.
22/04/2014
Curta brasileiro na Quinzena dos Realizadores, paralela ao Festival de Cannes!

O curta-metragem brasileiro Sem Coração, de Nara Normande e Tião, foi selecionado para a mostra Quinzena dos Realizadores, paralela ao Festival de Cannes.

Com direção de Nara Normande e Tião (que já entrou no Festival com o curta Muro), Sem Coração está entre os 11 curtas-metragens selecionados para a mostra.

A "Quinzena" prestará homenagem ao diretor francês Alain Resnais, que faleceu este ano, e exibirá uma versão remasterizada de "O Massacre da Serra Elétrica", um clássico do cinema de terror dirigido em 1974 por Tobe Hooper.

Fonte: Diário de Pernambuco

15/04/2014
Ministério das Relações Exteriores lança III Concurso de Curtas-metragens

O Ministério das Relações Exteriores - MRE publicou ontem (14) no Diário Oficial da União, o edital do III Concurso Itamaraty para o Curta-metragem Brasileiro. O concurso, que objetiva incentivar a produção cinematográfica brasileira e sua promoção no exterior, premiará com o valor de R$ 20 mil o melhor curta nacional exibido no 25º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo - Curta Kinoforum. Podem concorrer os filmes finalizados em 2013 e 2014, com duração máxima de 15 minutos e que possuam Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela Agência Nacional de Cinema - ANCINE.

As produções exibidas no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, cujas inscrições estão abertas até o dia 31 de maio para filmes concluídos em 2014, serão julgadas por uma comissão composta por três especialistas, que avaliarão direção, argumento, roteiro, fotografia, interpretação e edição dos curtas. Os vencedores do III Concurso Itamaraty serão anunciados na cerimônia de encerramento e de premiação do 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 29 de agosto. Para mais informações, acesse a página oficial do Ministério das Relações Exteriores.

O 25º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo - Curta Kinoforum acontecerá na capital paulista entre os dias 21 e 29 de agosto. O evento promoverá, além das mostras oficiais, mostras paralelas e programas especiais. Apesar do caráter não-competitivo, o festival pode conferir prêmios de acordo com a preferência do público. A programação, que a cada ano conta com cerca de 400 filmes, é gratuita para o público. Para mais informações, acesse o site oficial do 25º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

Fonte: Ancine

14/04/2014
Inscrições abertas - Festival Visões Periféricas 2014

O Festival Visões Periféricas possui três eixos de trabalho, o audiovisual, a educação e a tecnologia. Articulando cada um desses eixos, o festival há sete anos tem a missão de ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras, mas também repensar a periferia como um conceito sujeito a deslocamentos e permanentes revisões. A 8ª edição do festival irá acontecer de 12 a 17 de agosto no Rio de Janeiro (RJ).

Inscrições até o dia 12 de maio. Mais informações no site do Festival.

Visões Periféricas, todo mundo tem a sua!

11/04/2014
Inscrições abertas pra a 9ª Mostra Audiovisual de Cambuquira


Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para a 9ª Mostra Audiovisual de Cambuquira - MOSCA. O evento acontecerá entre os dias 13 e 17 de agosto na cidade de Cambuquira (MG). Curtas-metragens de ficção, documentário, animação, experimentais, infantis e coletivos podem ser inscritos gratuitamente.

Não há limite de inscrições por realizador. Os filmes devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2013, devem ter limite de duração de 30 minutos e podem ter sido captados em qualquer formato. Para realizar a inscrição do filme, é necessário o envio da ficha de inscrição juntamente com uma cópia em DVD por via postal ou um link privado com senha para o endereços (postal e eletrônico) que constam no regulamento. No momento da inscrição, o responsável deve indicar a classificação indicativa da obra. O Manual da Nova Classificação Indicativa do Ministério da Justiça encontra-se disponível no site do festival, assim como a ficha de inscrição.

Fonte: Ancine

09/04/2014
Festival Internacional de Cinema Ambiental na Argentina recebe inscrições


O 2º Festival Internacional de Cinema Ambiental - FINCA está com inscrições abertas até o dia 2 de maio para curtas, médias e longas-metragens que tratem de problemas ambientais. O evento, que acontece entre os dias 23 e 30 de julho em Buenos Aires, na Argentina, tem como objetivo a conscientização ambiental.

As inscrições são gratuitas. Podem ser inscritos filmes sem restrição de gênero, desde que tratem de temas como alimentação e produção intensiva, desperdício e contaminação, minas e petróleo, mudanças climáticas e energia renovável. As obras devem ter sido realizadas a partir de 1º de janeiro de 2012 e devem ser legendadas em inglês ou espanhol.

A ficha de inscrição encontra-se no site oficial do festival e pode ser enviada online, juntamente com um link para visualização da obra em sites como Vimeo ou Youtube. Caso o responsável opte pelo envio por via postal, deverá remeter duas cópias do filme em DVD e um CD com três fotos da obra e duas fotos dos diretores em alta qualidade para o endereço que consta no regulamento. Para mais informações sobre o processo de inscrição e o endereço para envio, consulte o regulamento.

Um júri oficial distribuirá prêmios de melhor longa-metragem e de melhor curta ou média-metragem, e menções honrosas. Após o festival, as obras podem ser incluídas em mostras itinerantes sem fins lucrativos. Além das exibições de filmes, o evento também promove mostras de arte, espetáculos e mesas de debates com profissionais e organizações ambientalistas. Para mais informações, acesse o site oficial do 2º Festival Internacional de Cinema Ambiental - FINCA.

Fonte: Ancine


07/04/2014
Cineastas se organizam contra ação que derruba cota de filmes nacionais

Cineastas e produtores organizam abaixo-assinado contra a ação, no STF (Supremo Tribunal Federal), que visa derrubar a cota mínima de exibição de filmes nacionais nos cinemas do país. Entre as quase mil pessoas que já endossaram o documento estão Claudio Assis, Laís Bodanzky, Marina Person e Beto Brant. "A indústria audiovisual brasileira precisa de proteção. Os filmes americanos não pagam impostos para entrar no nosso mercado. É um rolo compressor. Daqui a pouco estaremos falando inglês", diz outro signatário, o cineasta Luiz Bolognesi.

Marco Antônio Campos, advogado do Sindicato dos Exibidores de Cinema do Rio Grande do Sul, autor da ação, afirma que a reserva é inconstitucional. "É a mesma coisa que uma livraria ser obrigada a vender uma cota de livros nacionais." Isso não significa, afirma, que a entidade seja "contra o cinema brasileiro". O Sindicato dos Exibidores do Rio Grande do Sul alega que a lei é uma ingerência do governo numa atividade privada e que pode trazer prejuízo para os cinemas. Hoje, por lei, cinemas com uma única sala devem exibir, durante o ano, pelo menos três filmes brasileiros, somando 28 dias de projeção nacional.

Fonte: Folha

03/04/2014
É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários começa hoje

Começa hoje, dia 3 de abril, em São Paulo, a 19ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. No Rio de Janeiro, o festival começa no dia 4, e a partir deste dia, acontece simultaneamente à edição paulistana, até o próximo dia 13. O evento ainda passa por Campinas (SP) entre os dias 22 e 24 de abril; Brasília (DF) de 30 de abril a 04 de maio; e Belo Horizonte (MG), de 24 a 27 de julho. Toda a programação do festival é gratuita.

A abertura do festival em São Paulo ficará a cargo do alemão "Canção da Floresta", de Michael Obert. No Rio, o longa de abertura é "Tudo por amor ao cinema", de Aurélio Michiles, uma cinebiografia do curador da Cinemateca do MAM-Rio, Cosme Alves Netto, falecido em 1996.

Nesta edição, serão exibidos 77 títulos de 26 países - 34 deles, brasileiros. A produção nacional está distribuída entre as competições brasileiras de curtas e longas-metragens, com prêmios em dinheiro e troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa; a mostra em homenagem à cineasta Helena Solberg; homenagens especiais a Eduardo Coutinho e Leon Hirszman; mostras e sessões especiais; e entre a seção O Estado das Coisas, dedicada a documentários com temas da atualidade.

Para conhecer a programação completa da 19ª edição do É Tudo Verdade, acesse o site oficial do festival.

Fonte: Ancine

31/03/2014
Dois filmes brasileiros são premiados em festival na França

O filme brasileiro O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, baseado no conto homônimo do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, conquistou o grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França. O longa, que faz um retrato da sociedade contemporânea brasileira, aborda o tema do isolamento social nas grandes cidades, contando a história de dois funcionários do Metrô de Belo Horizonte.

Como parte da premiação, o filme receberá 6.000 euros (cerca de 8.000 dólares) para facilitar sua distribuição na França, dividido em uma dotação de 3.000 euros para a distribuidora e para a tradução e as legendas. O Homem das Multidões completa uma trilogia sobre a incomunicabilidade humana que Cao Guimarães iniciou em 2004 com A Alma do Osso e continuou em 2007 com Andarilho.

O Prêmio do Grande Público foi atribuído a outro brasileiro, Casa Grande, de Fellipe Barbosa, sobre um jovem promissor da classe alta do Rio de Janeiro que vê sua vida desmoronar quando o pai passa a ter problemas financeiros. Casa Grande também obteve os prêmios da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica e da Crítica Francesa.

28/03/2014
Envie seus vídeos para o concurso CINEfoot 100 Anos de Paixão

Com o objetivo de homenagear clubes que completam 100 anos em 2014, o CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol promove o Concurso CINEfoot 100 Anos de Paixão. São aceitos vídeos com até três (03) minutos de duração, finalizados em formato digital. Os filmes deverão ser submetidos à Comissão de Seleção pela internet, através do portal de vídeos Youtube, até 5 de maio de 2014.

Os trabalhos devem ser inéditos e não há restrição quanto ao gênero da obra, desde que tratem do centenário dos clubes propostos: América Futebol Clube (PE); Americano Futebol Clube (RJ); Botafogo Sport Club (BA); Cachoeira Futebol Clube (RS); Ceará Sporting Club (CE); Corumbaense Futebol Clube (MS); Democrata Futebol Clube (MG); Esporte Clube Taubaté (SP); Iraty Sport Club (PR); Jabaquara Atlético Clube (SP); Madureira Esporte Clube (RJ); Paysandu Sport Club (PA); Santa Cruz Futebol Clube (PE); Sociedade Esportiva Palmeiras (SP); Tombense Futebol Clube (MG); e União Agrícola Barbarense Futebol Clube (SP).

A Comissão de Seleção deste Concurso selecionará um (01) vídeo de cada clube, no total de dezesseis (16) produções finalistas, que serão exibidas durante a cerimônia de homenagens do CINEfoot 2014. A sessão será sediada no Rio de Janeiro e o Júri Popular escolherá um vídeo vencedor, que receberá o prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Todas as instruções para a participação no Concurso, Regulamento e a Ficha de Inscrição, estão disponíveis aqui.

27/03/2014
Brasileiro "O Menino e o Mundo" ganha principal prêmio de festival de animação em Portugal

O longa-metragem de animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, venceu no último fim de semana o Grande Prêmio Monstra 2014 de melhor longa-metragem da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa, em Portugal. Além do prêmio principal, o filme de Alê trouxe ao Brasil a premiação recebida pela Melhor Trilha Sonora, e conquistou a preferência dos espectadores do evento, fazendo juz ao Prêmio do Público.

A animação de Alê Abreu conta a história do menino Cuca, que deixa a sua aldeia em busca de seu pai e descobre um mundo fantástico, dominado por seres estranhos e máquinas-bichos. O júri do evento chamou atenção para a "forma original, sensível e bela" com a qual o realizador "concretizou uma visão ingênua e poética do mundo globalizado".

Em dezembro de 2013, "O Menino e o Mundo" já havia trazido de Cuba o Prêmio Coral de Melhor Longa de Animação no 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana. Confira aqui a lista completa de premiados na Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa.

Fonte: Ancine

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ... 

Destaques
14/04/2014 Entre
14/04/2014 Veja Bem