| |
|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 79789 { professores: 0 | editores de blog: 0 | editores de sites profissionais: 0 | usuários com coleções públicas: 8 }

Curtinhas
Esses são todos os curtinhas já publicados. Para refinar sua busca use os campos acima.
13/04/2018
Mostra itinerante de cinema ambiental recebe inscrições de curtas-metragens

Diretores e produtores de curtas-metragens podem se inscrever gratuitamente na M.I.C.A. (Mostra Itinerante de Cinema Ambiental), que se realizará no mês de maio, na cidade de Osasco, em São Paulo, e no mês de agosto, em Simões Filho, na Bahia. A mostra itinerante recebe vídeos de todo o Brasil e contará com exibição especial dos curtas selecionados. As inscrições podem ser realizadas no site, até o dia 20 de maio.

Podem se inscrever na mostra filmes com temática ambiental, de classificação indicativa livre, preferencialmente com foco no público infanto-juvenil, que tenham sido produzidos a partir de 2010 e com duração máxima de quinze minutos. Serão aceitos formatos, linguagens e gêneros variados, como ficções, documentários, animações, experimentais, videoclipes etc.

Fonte: Revista de Cinema.

02/04/2018
I Anima Ceará abre inscrições para curtas-metragens brasileiros

Estão abertas, até 20 de abril, as inscrições para o I Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web, que acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre os dias 23 e 26 de maio de 2018. Podem ser inscritos filmes brasileiros com duração de até 25 minutos, realizados a partir de janeiro de 2017. Não há limite para o número de filmes concorrentes de cada participante.

O Festival surge para levar parte significativa da produção de animação brasileira ao público e profissionais cearenses, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores brasileiros e a promoção de novos talentos na área da animação game e novas mídias, em especial das regiões CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste). A ideia é também revelar a potência da animação nordestina e dialogar com a ascensão dos espaços da animação brasileira internamente e ao redor do mundo. Cada vez mais, esses espaços são expandidos, como a intensa produção da animação para TV, games e aplicativos móveis. do Festival de Finos Filmes completa.

Fonte: Ancine.

22/03/2018
Abertas Inscrições para a 5ª Edição do Festival de Finos Filmes

Para quem deseja participar de uma das mais importantes mostras brasileiras de curtas-metragens, o Festival de Finos Filmes tem até dia 30 de março para enviar suas produções. Os filmes devem ter até 20 minutos de duração e terem sido realizados a partir de janeiro de 2016. Para participar, o realizador não deve ter nenhum longa-metragem em seu currículo. Serão escolhidos de 12 a 15 obras.

Festival de Finos Filmes tem como objetivo estimular debates e reflexões a partir de temas que não se restringem ao campo cinematográfico. A proposta é que os filmes sejam pontos de partida para um debate multidisciplinar. Na edição anterior, convidados como Fernando Haddad, Maria Rita Kehl, Cláudio Couto fizeram parte de mesas de debate O evento vai acontecer no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Caixa Belas Artes, Matilha Cultural e outros pontos a confirmar. Para mais informações, acesse o site do Festival de Finos Filmes completa.

Fonte: Finos Filmes.

02/03/2018
Itaú Cultural realiza a 4ª Mostra Curtas Premiados

De 6 a 8 de março, o Itaú Cultural realiza a 4ª Mostra Curtas Premiados, com a exibição de um recorte das produções que se destacaram em mais de 30 festivais nacionais e internacionais, em 2017. A curadoria é do Núcleo de Audiovisual e Literatura do instituto, cuja equipe selecionou 16 filmes entre cerca de 70 premiados, em categorias que conquistaram o júri popular e a crítica. A partir deste mês, o instituto aposta na ampliação de sua grade como mais um espaço dedicado ao cinema, com ênfase na produção nacional exibindo filmes e outras ações formativas do audiovisual, todas as terças-feiras.

Os temas expostos nesta edição do Curtas Premiados dialogam com os assuntos em evidência na sociedade e com as ações e propostas do instituto, como a potência do feminino, inclusão, violência e racismo. São obras de gêneros variados, como ficção, animação e documentário, de diferentes regiões do país e premiadas em diversas categorias. Confira a programação completa.

Fonte: Revista de Cinema.

20/02/2018
Anima Mundi está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para a 26ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, ANIMA MUNDI 2018, que acontecerá no Rio de Janeiro de 20 a 29 de Julho, e em São Paulo de 01 a 05 de Agosto. Para participar, basta ter uma obra de animação, em qualquer formato ou duração, e inscrever o trabalho até o dia 30 de março. A inscrição é gratuita e os interessados podem concorrer com quantos filmes quiserem, desde que estes não tenham sido inscritos em edições anteriores do festival.

O Anima Mundi premia diversas categorias como curtas e longas-metragens, filmes infantis, filmes de estudantes, obras experimentais e trabalhos feitos por encomenda (como publicidades e videoclipes). Todos os premiados recebem certificado e troféu Anima Mundi. Além disso, o curta vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, atribuído pelo júri profissional e pelos diretores do festival, será considerado elegível pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, desde que cumpra todos os requisitos estabelecidos pelas regras oficiais da Academia.

Mais informações na página do Anima Mundi.

19/01/2018
Programação completa da Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário brasileiro de eventos cinematográficos a partir do próximo dia 19 de janeiro. Até o dia 27 serão exibidos 102 filmes (30 longas e 72 curtas-metragens), além de debates, performances artísticas, oficinas, lançamentos e uma intensa agenda de encontros e discussões sobre a produção contemporânea. As atividades da Mostra vão ocupar três espaços da histórica cidade mineira: o Cine-Praça, o Cine-Teatro e o Cine-Tenda. A abertura oficial terá homenagem ao ator Babu Santana e pré-estreia do longa "Café com canela", de Glenda Nicácio e Ary Rosa. Já para o encerramento foi selecionado "A moça do calendário", de Helena Ignez. A temática central da Mostra de Tiradentes em 2018 é "Chamado Realista".

Acesse a Programação Completa!

Fonte: Ancine

21/12/2017
Indie Lisboa 2018 tem inscrições abertas!

O IndieLiboa, festival português que busca descobrir novos talentos do audiovisual internacional, chega a sua 15ª edição em 2018. Com o objetivo de estimular a exibição de obras que não ganham espaço em circuitos tradicionais de cinema, o festival acontece entre os meses de abril e maio na capital portuguesa e recebe inscrições até o dia 31 de dezembro.

Podem concorrer à Competição Internacional curtas (até 59 minutos) e longas-metragens (a partir de 60 minutos) de ficção, animação, documentário e filmes experimentais, desde que finalizados em 2017 ou 2018 e inéditos em Portugal. É necessário, também, que o filme seja a primeira, segunda ou terceira obra de seu autor, devido à característica do Indie Lisboa de apostar em novos realizadores.

Fonte: Ancine

14/12/2017
Inscrições abertas para o Festival Brasil Stop Motion

As inscrições de filmes para o Festival Internacional Brasil Stop Motion foram prorrogadas até o dia 22 de dezembro. Podem se inscrever os filmes de animação produzidos a partir de janeiro de 2015, por profissionais ou estudantes. O festival será realizado em abril, no Recife e em Caruaru, agregando na programação uma série de oficinas e palestras.

De acordo com o regulamento, podem participar do processo de seleção os filmes voltados tanto ao público adulto, como infantil, onde o movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, cria uma sequência de animação. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente através do site

Na ultima edição, o Brasil Stop Motion, recebeu mais de 200 filmes vindos de 47 países. Vale ressaltar que todas as atividades do festival são gratuitas.

Fonte: Revista de Cinema

08/12/2017
Mostra Diretoras Negras do Cinema Brasileiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 5 a 17 de dezembro de 2017 (terça a domingo), a mostra Diretoras Negras do Cinema Brasileiro, que reúne uma retrospectiva cinematográfica empreendida por diretoras negras expoentes do cinema nacional. Serão apresentados 46 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, além de dois debates sobre a participação da mulher negra na cinematografia brasileira.

Nos anos 1990, a realidade do cinema feminino negro no Brasil pouco se alterou. Dandara, umas das resistências do período, ingressou no cinema profissional fazendo assistência para Paulo Rufino (Canto da Terra, 1991). No entanto, seu primeiro curta, Gurufim na Mangueira (2000), foi recusado três vezes pelo Ministério da Cultura antes de ser aprovado. Ainda assim, a diretora usou de diversos subterfúgios para driblar o racismo institucional, como assinar o projeto com um pseudônimo francês (Mônica Behague) e relevar para segundo plano a sua autoria do roteiro.

Fonte: Caixa Cultural

24/11/2017
Fronteira Festival abre inscrições para filmes documentais e experimentais

O quarto Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (FFF) abre inscrições para produções de quaisquer nacionalidades, de todas as metragens e que tenham sido realizados a partir de janeiro de 2017. Os interessados podem registrar gratuitamente seus trabalhos no próprio site do evento até o dia 4 de janeiro de 2018.

O festival acontecerá em Goiânia entre 12 e 21 de abril de 2018 e tem como objetivo exibir e divulgar uma produção cinematográfica contemporânea fora dos catálogos das grandes salas de exibição, mas que represente a diversidade do universo audiovisual. Mais informações podem ser obtidas na página da mostra no Facebook (@fronteirafestival) ou no site do evento.

Fonte: Ancine.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ... 

Destaques