Plano de Aula

O BRASILEIRO E SUA MAIOR PAIXÃO, NA VISÃO DE NELSON RODRIGUES

Óbvio Ululante
14/01/2011
Ciências Sociais, História, Literatura
Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Ensino Técnico, Formação de Educadores, Formaçao ProJovem MDS
João Luíz de Almeida Machado


Um imortal em suas frases, criações e textos, este é Nelson Rodrigues. Cronista do cotidiano, atento as múltiplas facetas do que acontecia ao seu redor, jornalista e escritor convicto de que as grandes histórias envolvem os personagens mais comuns, era também um amante do futebol e do Fluminense. Conhecer sua obra também passa, necessariamente, por seus textos e citações a respeito da grande paixão nutrida pelos brasileiros em relação ao esporte bretão.
Apresentar Nelson Rodrigues e sua obra a partir de uma das vertentes em que se destacou, o futebol. Ao mesmo tempo, colocar em discussão e análise a paixão do brasileiro pelo futebol.
Quem foi Nelson Rodrigues? Inicie sua aula com esta pergunta. Certamente será difícil encontrar algum aluno que conheça o jornalista e escritor, talvez por conta de alguma produção veiculada na TV. Se ninguém ou somente poucas pessoas se atreverem a responder, afirme somente que: Nelson Rodrigues é um dos torcedores mais emblemáticos do Fluminense! Depois disso passe o filme e proponha pesquisas e criação de materiais para mostras sobre os dois temas abordados no curta, ou sejam: Futebol (Sua história, desenvolvimento, clubes...) e Nelson Rodrigues (o escritor, jornalista, torcedor...).
As análises relativas a Nelson Rodrigues e ao Futebol nos permitem pensar a literatura, a sociologia, a história, o cotidiano, as pessoas... São vertentes variadas surgidas a partir de um mesmo autor, complexo, rico, polêmico e, acima de tudo, um apaixonado pela vida!