| |
|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 182 { professores: 0 | editores de blog: 0 | editores de sites profissionais: 0 | usuários com coleções públicas: 3 }

Estreia da semana
Ruína de Gabraz
Ruína,
[Passe o mouse para mais informações]
Verso afora
 


Arte e poesia convergem no curta-metragem em estreia, Ruína. Composto por imagens cruas de Maria Bethânia, o filme desperta o olhar do espectador. Nele, temos nada mais nada menos que Bethânia recitando um texto do grande poeta Manoel de Barros. Poeta das miudezas, que enxerga beleza no ínfimo, assim como o filme, que extrai a simplicidade no gesto de ler um poema.

No curta, nada se esconde. Bethânia tenta ler o poema, mas é interrompida sucessivamente pelo barulho do mundo lá fora. Na sequência seguinte, sua narração em off é combinada com imagens intrigantes em película. A construção dos planos é feita em dois momentos, que proporcionam experiências complementares ao espectador. Primeiro buscamos o som, depois a imagem. Dirigido por Gabraz Sanna, Ruína foi o vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta e Porta Curtas no festival Curta Cinema de 2016.

Ainda permeando o universo da língua portuguesa, em destaque, filmes que se espelham em mestres da escrita. Clarice Lispector, Patativa do Assaré, Ferreira Gullar e o profeta Gentileza dão vida aos curtas-metragens Clandestina Felicidade, Patativa, Por acaso Gullar e Gentileza.

Destaques
Fragmentos de infância, descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criança-escritora Clarice Li...
Vida e obra de Patativa do Assaré - a trajetória desse homem, personagem, mito, poeta embevecido pela compreensão c...

Um filme para entender melhor um dos maiores poetas de todos os tempos de nosso país.
Documentário sobre o Profeta Gentileza, um "louco de Deus" que viveu no Rio de Janeiro e pregou por todo Brasil sua...

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um filme aleatório!