| |
|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 79 { professores: 0 | editores de blog: 0 | editores de sites profissionais: 0 | usuários com coleções públicas: 2 }

Estreia da semana
Índios no Poder,
[Passe o mouse para mais informações]
As lutas indígenas no cinema
 


O Porta Curtas abraça as mobilizações do "Abril indígena", maior evento anual promovido pelo movimento indígena no Brasil, e estreia o importante documentário Índios no Poder, de Rodrigo Arajeju. O filme, que é um dos finalistas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Curta-metragem, discute a representatividade dos povos originários no Congresso Nacional e as violações de direitos humanos dos Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Índios no Poder relembra a trajetória de Mario Juruna, primeiro índio parlamentar do país, e lança luz sobre alguns momentos da história política nacional posteriores à tentativa frustrada de reeleição de Juruna, chegando até a polêmica atuação de Kátia Abreu no Ministério da Agricultura.

Na seleção de destaques da semana, curtas que oferecem ao público a chance de conhecer um pouco mais do cotidiano dos povos indígenas que vivem no território brasileiro e suas lutas.

E, para quem ainda não viu, fica a dica de assistir nos cinemas ao premiado documentário Martírio, de Vincent Carelli, que percorre duas décadas de violência contra os indígenas.

Destaques
A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma s...
Zahy Guajajara, 23 anos, é umas das líderes indígenas de uma aldeia criada ao lado do Maracanã, no antigo Museu do ...

As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeiras na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda co...
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

Roleta
Tente a sua sorte e assista a um filme aleatório!