A
primeira radiodifusão ocorreu em 1916, em Nova York,mas é a partir de 1919 começa a chamada "Era do rádio". O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. É só em 1941 que a primeira radio novela foi apresentada e teve a duração de três anos.
O que um padre têm a ver com a história do rádio no Brasil?
Esse nos parece um passado tão distante, a evolução do rádio na medida em que vivemos a era da nanotecnologia, do GPS, da wireless (rede sem fio) e muitas outras inovações tecnológicas.
Nossos alunos provavelmente não conhecem o LP ou Long-play, o bolachão, que embalaram milhares de festas.
Quem foi Big Boy? Qual era sua proposta? Que personagem era este à frente de seu tempo? Ao embarcar nesta era, os alunos se depararão com a febre do Baile da Pesada. Será que são as raízes dos Bailes de hoje, o que têm as raves com isso?
A proposta é mergulhar na história do rádio e descobrir muito sobre esse personagem, assim como propõe o filme "The Big Boy Show".
Esse trabalho pode possibilitar que os alunos conheçam uma forma de linguagem que está em todas as casas a muito mais tempo que a televisão e contextualizem a dinâmica que o rádio tem hoje. É possível relacionar passado e presente, resgatar como os
meios de comunicação formam opiniões, informam e, muitas vezes, deformam opiniões, enfim, discutir criticamente sobre como a comunicação envolve nossas vidas.
Para os mais ousados, seria muito interessante criar uma rádio para a escola, envolver os alunos nesta empreitada e buscar parcerias para efetivar a missão, e, assim, permanecerem ligados!
Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste
==> Identificar as características da Linguagem utilizada no rádio.
==> Situar em relação à contribuição do personagem do filme em relação à história do Rádio, bem como em discutir os movimentos musicais que marcaram a época.
==> Relacionar com a dinâmica que o rádio tem atualmente.
1. Conversar com os alunos sobre quais estações de rádio escutam, quais as características da emissora, etc
2. Montar uma entrevista para algum profissional de rádio
Dica: você pode convidar estudantes de Rádio e Televisão para virem conversar com os alunos, ou ainda, fazer uma entrevista via e-mail para algum jornalista famoso.
3. Fazer uma apresentação de quando iniciou o rádio e descrever as características do rádio naquela época
4. Apresentar uma linha do tempo do rádio
5. Assistir ao filme: The Big Boy Show e debater em que esse personagem inovou
6. Propor uma pesquisa sobre o personagem
7. Formar grupos na classe para as seguintes tarefas:
Grupo I - Deverá, através de um programa de rádio, contar a história de Big Boy Show ( o filme pode ser uma das fontes de pesquisa).
Grupo II- Deverá pesquisar como é um trabalho de um DJ
Grupo III- Deverá fazer uma pesquisa na escola, sobre quais são os programas de rádio preferidos dos alunos
Grupo IV- Deverá criar um programa de rádio para a escola. TEMA: se a nossa escola pudesse ter um rádio, que programa você gostaria de escutar. Pode-se propor uma pesquisa do perfil de cada rádio, elencando os pontos positivos e negativos de cada uma.
8. Fazer um debate sobre quais são as contribuições da rádio para a comunicação no Brasil.
Avaliação:
Identificar o quanto cada grupo atingiu o objetivo
Avaliar o interesse dos grupos pelo tema.
Saiba mais em :
Site com a linha histórica do rádio
http://www.microfone.jor.br/historia.htm
Experiência que conta como fazer uma radio na escola
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0172/aberto/mt_86498.shtml
Como criar uma rádio na Internet
http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/
Projeto radio-escola
http://www.portalgens.com.br/radio-escola/#
Biografia do Big Boy Show
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Boy