Plano de Aula

PECADO CAPITAL

Capital Circulante | Ficção | De Ricardo Mehedff | 2004 | 10 min | RJ
08/12/2010
Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior

João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval, na vida de um sonhador, de um sonhador... Quem não se lembra dos célebres versos de Pecado Capital, composição e letra de Paulinho da Viola, grande sucesso nos anos 1970, na esteira da novela O Astro, da Rede Globo? Pois foi esta a lembrança que tive, de forma imediata, ao assistir o curta Capital Circulante de Ricardo Mehedff. Retrato do cotidiano de grandes cidades brasileiras, o filme nos mostra como o dinheiro ou o capital que hoje estão em certas mãos podem levar poucas horas para ir parar em outras tantas... A vida como ela é, literalmente!


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Mostrar que o capitalismo, sistema em que vivemos, é movido a base de dinheiro que, por sua vez, além de combustível, é recurso circulante numa velocidade que não conseguimos mesmo perceber. Outra particularidade do curta é permitir debates acerca da violência, dos mercados lícitos e ilícitos, dos perigos da noite, da corrupção que grassa entre autoridades...

Este filme se aplica a públicos mais velhos por conta de algumas de suas situações e insinuações. Neste caso vale apresentá-lo sempre tendo como acompanhamento textos que tragam explicações sobre capitalismo, capital e dinheiro (de preferência mesclados com artigos de jornal bem atuais) ou então enfocando os mercados formal e informal da economia, a violência, corrupção... Os textos devem ser trabalhados antes da apresentação do filme, que viria propor novas discussões e abrir a possibilidade de contato com especialistas nos temas em debate (capital, capitalismo, mercado informal, violência...)

Quando o dinheiro se torna a referência mais forte, presente e marcante da sociedade é sinal de que ela está doente e que precisamos rever nossos valores! Ainda assim temos que encarar como realidade, parte de nossas vidas e conscientes quanto a sua utilidade. Entender, no entanto, como funciona o capitalismo, o capital, o dinheiro e as decorrências de tudo isso pode nos vacinar para que não coloquemos tudo isso em primeiro lugar...

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação