Plano de Aula

DE OLHO NAS HORAS: SOBRE HOMENS E RELÓGIOS...

Todas as Horas | Documentário | De Kiko Mollica | 2003 | 1 min | MG
16/07/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
Sociologia, Ciências
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Hoje os relógios são onipresentes e, para as novas gerações, constituem apenas mais uma utilidade prestada por recursos tecnológicos de última geração, como os telefones celulares ou os computadores. Antigamente, nem mesmo os relógios de pulso eram tão presentes no cotidiano, cabendo aos relógios de parede a honra e a responsabilidade de ordenar o tempo de todos numa casa. Eram considerados importantes no mobiliário das casas, ficando em destaque em algum canto, para as peças maiores, ou em paredes próximas a locais por onde todos perambulavam. Medir o tempo e orientar as ações pelos relógios eram suas utilidades maiores como podemos perceber no curta Todas as Horas. O que, no entanto, nos orienta a medir o tempo e como fazemos isso?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Incentivar as novas gerações a entender o conceito de tempo, a aprender as diferentes formas de medir o tempo, o funcionamento dos relógios, os diversos relógios criados pelos homens (dos naturais, passando pelo biológico e chegando a tecnologia de ponta), a relação estabelecida entre os homens e o tempo.

- Comece o trabalho pela pergunta mais óbvia e direta sobre o assunto: "Que horas são?"
- Pergunte aos alunos como eles viram as horas e porque fazemos isso.
- Peça a eles que relacionem em seus cadernos, reproduzindo um relógio, o que fazem durante cada hora do dia. Isso pode ser ampliado com informações sobre as atividades dos pais, irmãos e amigos ao longo das horas do dia.
- Oriente-os para fazer uma pesquisa em casa sobre os relógios ali utilizados e, ainda, como se orientavam as pessoas mais velhas, como seus próprios avós, quanto as horas do dia.
- Mostre o curta Todas as Horas.
- Peça ao grupo que faça um texto, gravação em áudio ou vídeo através do qual contem histórias parecidas com a do curta Todas as Horas baseadas em situações vividas por suas famílias ou amigos.

Obs. O trabalho com este curta e temática pode ser desenvolvido para diferentes níveis educacionais e faixas etárias, devendo ser adaptado de acordo com a necessidade de cada grupo com o qual será desenvolvido.

Nossas vidas são definidas pelo ponteiro dos relógios sem que nem ao menos percebamos isso... Temos horas para as refeições, para o trabalho, para o café, para o banheiro, para estudar, para o lazer... Será que somos senhores do tempo ou escravos do mesmo? Para compreender melhor essa relação temos que entender melhor o que é o tempo e porque o medimos. Quem sabe partindo dessa reflexão possamos agir com mais autonomia em relação ao mesmo, não é mesmo?

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação