Plano de Aula

O FUTEBOL E A MÍDIA

Kinocopa | Documentário | De Chico Serra,Igor Cabral | 2003 | 21 min | RJ
27/04/2006
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais

Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



A comoção que toma contas dos brasileiros que se unem na esperança de vencer, que neste momento esquecem dos índices de analfabetismo, de fome, de desemprego do país. Eis a Copa do Mundo, uma alegria que a cada 4 anos toma conta da maioria dos brasileiros.
O curta utiliza os bastidores da Copa de 2002 para levantar uma série de questionamentos que nos fazem ter um outro olhar para a Copa do Mundo.
O personagem começa entrevistando pessoas nas quais nem pensamos durante a euforia da Copa, moradores de abrigo e de rua.
"O Futebol, ópio do povo" de acordo com o depoimento de um dos entrevistados. O que significa isso? O povo fica inebriado pela possibilidade de vencer e esquece de sua realidade por um tempo?
E porque esse sentimento ufanista não aparece nas eleições?
Não há respostas únicas para estas questões, são respostas multifacetadas que apresentam uma série de dimensões, mas se não pensarmos sobre elas, talvez a relação entre futebol e política fiquem sempre desconexas para a maioria de nossos alunos.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Ciências sociais:



 Discutir um fenômeno social e a forma como a mídia aborda o mesmo.




Temas transversais



 Proporcionar aprendizagens de conteúdos e desenvolvimento de capacidades para que os alunos possam intervir e transformar a comunidade de que fazem parte. (PCN- Temas Transversais, pg.59)

1. Partindo das reflexões propostas pelos filmes, inicia-se um debate.

2. Propor aos alunos que durante a Copa do Mundo, façam um gráfico das notícias divulgadas em 2 principais Telejornais, que serão escolhidos pela classe

3. a Tarefa de colher os dados pode ser dividida entre os alunos para que todos participem

4. O professor pode eleger um dia da semana , aonde em grupos de 4 ou 5 crianças, estas devem comparar os dados e colocarem suas análises

5. Ficha de Analise - pode conter os seguintes elementos: reportagens abordadas, duração das reportagens e qual o destaque que elas receberam.



6. Durante a Copa, os alunos estarão discutindo sobre a Copa, sem perder de vista um olhar crítico, ao mesmo tempo utilizando um espaço que a TV ocupa na vida deles, mas com intervenções.

7. Ao final da Copa, cada grupo deve apresentar resumidamente os seus dados

8. A partir do que os alunos apresentarem retornar as questões propostas pelo filme.

9. Pode-se ainda construir um documentário do mesmo gênero do Kinocopa, mas abordando a Copa de 2006.



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação