Plano de Aula

O NOSSO LIVRO

O Nosso Livro | Ficção | De Claudia Rabelo Lopes,Luciana Alcaraz | 2005 | 15 min | RJ
12/06/2013
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados. Esses bilhetes e cartas trocadas, estão repletos de poesia e romance, aproveite e aborde com a turma esse tipo de comunicação.


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Levar o aluno a reconhecer as características do gênero carta/correspondência.

Etapa 1: Antes de assistir ao curta-metragem com os alunos, converse com eles sobre as formas que existem atualmente, e que eles utilizam, para mandar recados para a pessoa amada, paquerar, marcar encontros etc.. Pergunte também quais as outras formas de trocas de mensagens que eles conhecem e que eram muito utilizadas antes da chegada da internet.




Etapa 2: Assista ao curta "O Nosso Livro" com os alunos, e ao fim do curta, inicie uma roda de conversa e peça para que todos socializem suas impressões sobre o filme. Questione qual foi a forma que os personagens usaram para se comunicar, e quais os gêneros textuais que foram usados durante a história. Nesse momento introduza as características dos gêneros, carta, bilhete, poesia.




Etapa 3: Faça o jogo do "Amigo Secreto" e solicite aos alunos que escrevam cartas, bilhetes, poesias ao colega de classe que sorteou, mas não assine a correspondência. Coloque-as em uma caixa. Entregue entregue as cartas aos respectivos remetentes.




Etapa 4: Na aula seguinte e solicite que os alunos responda as cartas que receberam. Peça a todos que guardem silêncio sobre a identidade de cada um. Depois, solicite a quem desejar que leia a sua correspondência em voz alta, e tente adivinhar quem foi o remetente.




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