(...) O homem, cada um dos homens, é um sonho a mais,
um sonho fugaz criado pela tenaz e constante vontade de viver,
imagem efêmera que o espírito infinito da natureza desenha na página do tempo e do espaço
impressa nela alguns instantes logo se desfaz para dar lugar a muitas outras.
(...) Nossa vida é um episódio que perturba, sem nenhuma utilidade, a serenidade do nada.
(Arthur Schopenhauer)
No curta, "Sol", o protagonista do desenho vai relatando suas descobertas sobre o mundo através de gestos. Começa pela descoberta de Si mesmo, fisicamente, depois as pessoas que passam por sua vida, pessoas brutas, pessoas amigas, pessoas amadas... Porém,
de repente "Sol" começa a perder essas pessoas e é tomado pela tristeza. Relegado ao abandono e à solidão, passa a "sentir" suas emoções. Seu mundo, que era alegre e feliz passa a ser triste e solitário. Desta forma, "Sol" descobre que modificar essas emoções depende, exclusivamente, de atitudes pessoais: suas maneiras de reagir ao sentimento negativo de forma a eliminá-lo e reencontrar alegria e satisfação.
Comumente, em nossas vidas, passamos por situações de alegria, bem estar, amizade e amor, também temos momentos de tristeza, angústia e solidão.
Nossos esforços devem ser concentrados em lidar com esses sentimentos, viver e aproveitar os momentos felizes com tranqüilidade e os momentos "menos felizes" com a "devida" sabedoria para superá-los. Estar atento e aprender sobre nós mesmos, nosso corpo e nossas emoções é fundamental para nosso processo de individuação e auto-descoberta.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
Em Psicologia (comportamento):
o Sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade
o Valores como: tolerância, respeito e amor.
Em Português
o Leitura de Contos Infantis que retratem tais sentimentos e valores.
Em Arte
o Expressão dos sentimentos através da Arte.
Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste
Refletir sobre nossos sentimentos e valores
o Discutir sobre como identificar as diferentes sensações que cada sentimento produz em cada pessoa e suas formas de expressão
o Conhecer contos infantis e estabelecer relações com nossos sentimentos
Fases do trabalho:
1. Apresentação do curta "Solidão sem fim"
2. Conceituar os sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade e valores como: tolerância, respeito e amor
3. Pesquisar sobre as formas de expressão desses sentimentos e valores
a. Na escola
b. Na família
c. Na sociedade
4. Ler contos infantis e discutir sobre os sentimentos e valores expressos nos mesmos
5. Discutir (com Ensino Médio) o texto:
... Fiz de mim o que não soube,
e o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
estava pegada à cara...
(Tabacaria "O Eu profundo dos Eus" Fernando Pessoa)
6. Criar um conto que contenha sentimentos e valores levantados pelo grupo.
Anexo 1
Sentimentos e Valores: Sugestão de Contos a serem trabalhados
João e Maria, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da ESPERANÇA.
O Patinho Feio e João Pato, ambos de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da VONTADE.
Cinderela, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o do PROPÓSITO.
Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da COMPETÊNCIA.
O Barba Azul, de Charles Perrault, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da FIDELIDADE.
Riquê de Topete, de Charles Perrault e, O Rouxinol, de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o AMOR.
Os sapatinhos vermelhos de Hans Christian Andersen e A Donzela sem mãos, dos irmãos Grimm, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da CONSIDERAÇÃO.
Pele de foca, pele da alma, de origem celta, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado: SABEDORIA.
Fonte: Exercitando Valores Através dos Contos de Fadas, de minha autoria
In: Http://Neteducacao.Globo.Com/Site/Index.Jsp
Bibliografia de Apoio:
ANDERSEN, Hans Christian. O Patinho Feio. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 1).
_____________________. João Pato. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 4).
_____________________. O rouxinol. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 11).
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Os sapatinhos vermelhos. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 271-275.
___________________. Pele de foca, pele da alma. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 323-328.
FRANZ, Marie Louise Von. O Feminino nos Contos de Fadas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Versão de Grimm de "Das Mädchen ohne Hände"). pp. 111-6)
____________________. Individuação nos contos de fada. São Paulo: Paulinas, 1984.
GRIMM, Jacob e Willhelm. Contos de Grimm (Obra Completa). Belo Horizonte-Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000.
____________________.Cinderela. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 8).
____________________. Joãozinho e Mariazinha. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 3).
____________________. Os Músicos de Bremen. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 11).
____________________. Os Contos de Grimm. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 1989.
PERRAULT, Charles. O Barba Azul. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 2).
______________. Riquê de Topete. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 5).