Plano de Aula

CONVENÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

Vidas no Lixo | Documentário | De Alexandre Stockler | 2008 | 15 min | SP
20/09/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos
Língua Portuguesa, História, Sociologia, Geografia
Denise
Acesse a ficha do filme



A convenção dos direitos da criança é um acordo internacional que obriga a todos os governos a respeitar os direitos enunciados no mesmo e aceitar todas as obrigações que dela derivam.
Nesta convenção os governos estão obrigados a garantir e satisfazer as necessidades básicas das crianças, favorecer o seu desenvolvimento e protegê-los de todo tipo de abuso, discriminação, maltrato e exploração.
E muito importante que os alunos conheçam seus direitos.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Que os alunos adquiram a compreensão dos seguintes elementos:
- As necessidades humanas básicas são universais.
- Cada necessidade humana esta unida a um dos direitos compreendidos na Convenção.
-Nossa sociedade não permite a dignidade humana plena se não são satisfeitas as necessidades humanas básicas e não são respeitados os direitos humanos.

1º fase(individual):
Cada participante deve escrever numa folha de papel quais são suas cinco necessidades humanas básicas sem as quais não poderia viver e se realizar como pessoa. Deveram estar ordenadas numa escada de maior a menor importância.
2º fase(grupal):
Os alunos se dividem em grupos de cinco e escolhem um representante. Cada participante presenta e justifica perante o grupo quais são as suas necessidades humanas básicas. Seguidamente o grupo redige uma única lista de necessidades básicas que será presentada ao resto da sala pelo representante.
Depois da apresentação o professor colocara na lousa as que mais apareceram nos discursos dos representantes.
3º fase(grupal):
O professor entrega a cada grupo a declaração dos direitos das crianças pela Mafalda: http://www.mafalda.net/index.php/pt/a-historia-2/mafalda-e-unicef
Momento de leitura grupal.
3º fase:
Assistir ao filme vidas no lixo
4º fase:
Debater com os alunos sobre a situação das crianças que aparecem no filme. Elas têm seus direitos garantidos como menciona a convenção?
Eles têm as necessidades básicas humanas que os grupos colocaram satisfeitas?


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)