Plano de Aula

MÃOS DE VENTO E OLHOS DE DENTRO

Mãos de Vento e Olhos de Dentro
15/07/2014
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior
Língua Portuguesa, Sociologia, Educação Física
Denise
Acesse a ficha do filme



O filme traz a relação de duas crianças, uma delas deficiente visual. Este é um exemplo de inclusão social, o primeiro passo para uma real inclusão na escola.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Sensibilizar os alunos e refletir com eles sobre a inclusão de alunos deficientes nas escolas.


Propor melhorias na sala de aula e na escola para a inclusão de alunos deficientes.



1ª Etapa


Reúna a turma antes de assistir o filme e pergunte a eles:


Alguém tem amigos deficientes?


Como brincam com eles?


É possível que possa surgir algum aluno que tenha uma fala do tipo:


Ah...não da para brincar futebol com eles... ou não da para brincar...


Lembre de retomar esses comentários no fim da atividade.




2ª Etapa


Depois de assistirem ao curta, peça para que os alunos relatem as suas impressões. Questione-os se acham que um aluno cego pode aprender as mesmas coisas que eles. Surpreenda-os perguntando se uma pessoa deficiente visual poderia fazer as mesmas brincadeiras que eles fazem no recreio o fora da escola.



3ª Etapa


Peça aos alunos que pensem, em grupos pequenos, uma brincadeira que eles gostam e como poderiam adaptá-la para incluir um aluno deficiente visual.




4ª Etapa


Façam as apresentações e leve os alunos para o pátio para por em prática a brincadeira. Eles podem fazer simulações tampando os olhos.



Avaliação:
Avalie o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o seu desenvolvimento individual e o trabalho em grupo. Verifique se compreenderam a importância da inclusão de deficientes.

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)