Plano de Aula

DA BOCA E DAS AÇÕES DO POVO

Boca da Urna
25/04/2011
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Sociologia
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



A cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país em uma "casa" boa de viver.
Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.


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Despertar a consciência cidadã
Proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que é preciso mudar para que possamos viver num mundo melhor
Incentivar o aluno, desde cedo, a participar da política de forma ativa, mostrando a importância de bons governantes para o país
Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las
Incentivar a conversa em família sobre a política, ajudando os pais a escolherem seus candidatos, alertando os mesmos para políticos corruptos que estão concorrendo a cargos públicos
Conhecer o significado do voto consciente
Ajudar na formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades.

Apesar de este projeto poder ser desenvolvido em qualquer época, o ideal é desenvolvê-lo durante campanhas eleitorais e fazer uso delas para ilustrar as atividades. Trabalhos como este requerem discussões e é nesta ação que se baseará as atividades aqui sugeridas, o que não dispensará a apresentação de sugestões de outras atividades.
Antes de assistir ao vídeo "Boca da Urna", disponibilizado pelo Curta na Escola, os alunos deverão realizar as seguintes atividades:
 Listar os principais problemas existentes no país, observar as propostas dos candidatos e verificar se o que estão prometendo resolve os problemas levantados
 Assistir à propaganda eleitoral gratuita, anotar o que os candidatos listam como problemas e as soluções apresentadas. A partir daí fazer uma crítica sobre o que foi dito por eles e ponderar em discussão em sala de aula as possibilidades reais de tais promessas serem cumpridas
 Para os candidatos à reeleição, pesquisar na internet o programa de governo apresentado na eleição anterior e verificar o que foi efetivamente executado pelo político em questão
 Procurar lista de candidatos e verificar os que já foram indiciados em alguma CPI ou outro processo de corrupção. Discutir as punições ou falta delas e qual a melhor forma para que candidatos com este perfil não voltem ao poder.

Após estas atividades acredita-se que os alunos já estejam preparados para assistir e analisar o documentário "Boca da Urna". Após sua apresentação, nova discussão deverá ser iniciada levando em conta os depoimentos dos entrevistados e a mensagem que o documentário traz. Perguntas como as sugeridas a seguir poderão servir de estímulo aos alunos:
 O filme mostra eleitores descrevendo candidatos em quem votaram e vocês em que tipo de candidato votariam?
 O que pensam de candidatos que pagam por votos? E de eleitores que recebem dinheiro ou favores em troca dos votos? São mercenários ou pessoas que fazem isto inconscientemente?
 "Eu não gosto de política". "Voto no cara mais simpático". O que significam estas frases? O que está escondido nas entrelinhas? Para vocês, qual a importância de ser estar "antenado" com a política?
 Na contramão das posições dos autores das frases anteriores, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção esforçam-se para votar. Por que o fazem?
 Comparar o país de ontem e de hoje: como era sua estrutura física? Como eram os costumes? E a convivência familiar? Quais eram os principais valores? O que representa o voto para quem viveu a ditadura? O que mudou? Destacar pontos positivos e negativos. O que esperamos do país para o futuro?
 Qual a relação do voto com a questão da nacionalidade?

Pesquisas em livros, revistas, jornais, folhetos, fotos, internet, leituras "descompromissadas", sites sobre o tema direcionados ao público mais jovem são ideais para aprimorar o conhecimento dos alunos de maneira lúdica e interessante.
Sugestões de sites:
www.plenarinho.gov.br
www.ecokids.com.br
www.eleitor.org.br
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html

Sugestões de leitura:
 Correspondência - Bartolomeu C. Queirós
 O Rei que não sabia de nada - Ruth Rocha
 Sapo Vira Rei, Vira Sapo - Ruth Rocha
 O que os olhos não vêem - Ruth Rocha

Entrevistas com pessoas mais idosas sobre como era o país no passado e o que acham da época atual (colher depoimentos) também tornam o trabalho mais dinâmico e despertam o interesse dos jovens.
Para finalizar, promover uma eleição entre os alunos. Cada candidato deverá apresentar seu plano de governo, propostas de melhoria na escola e na comunidade.

Através da análise dos textos, entrevistas, das pesquisas realizadas e da observação dos comentários durante as discussões, dos planos de governo e propostas de melhorias durante as eleições simuladas.

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