Relato de atividade em sala de aula

OS CAMINHOS DO LIXO

Ilha das Flores
23/09/2008
Geografia, Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
Gabriel Galhardo



Com o documentário Ilha das Flores, procurei trabalhar com meus alunos a questão social em que se encontra o país, onde os porcos, na visão de alguns (capitalistas) são merecedores de mais atenção do que o ser humano.Também deixei para que eles próprios se manifestassem sobre qualquer outra visão que tirassem do documentário e pedí para que montassem um texto relatando aquilo que mais chamou-lhes a atenção. Fiquei surpreso com a qualidade dos textos e das formas de visão de meus alunos, onde foram buscar muitas coisas que, para meu olhar, estariam ocultas. Foi ótimo trabalhar esse tema.

Após o trabalho de texto, envolvendo o professor de Lingua Portuguesa, passamos a trabalhar com Artes, onde eles resolveram de livre escolha montar trabalhos feitos com lixo reciclável.

Muitos se identificaram com o documentário, pois a escola situa-se em uma área de residências rudimentares, margeando um córrego, onde é depositado muito lixo, pelos próprios moradores. Ao mesmo tempo foi executado um trabalho de conscientização com alunos para repassarem para a comunidade, a importância do armazenamento correto do lixo.