Relato de atividade em sala de aula

COMO SE CONSTRÓI UM CURTA

Ilha das Flores
25/09/2008
Ensino Fundamental - Anos Finais
16
Gildenio Fernandes



Mostrar o passa a passo de um curta metragem, explicando elementos fundamentais para a construção do mesmo, elementos como tempo, enredo, e enquadramento da câmera.Tais explicações abririam assim, o espaço necessário para o objetivo principal, a CRIAÇÃO DE CURTAS pelos alunos.

Após a exibição do curta, a turma juntamente com o professor, teve a oportunidade de ver e participar, da construção de um curta amador, produzido pelo próprio professor. O Professor, assumindo o papel de Diretor, de "Camera Man" e roteirista, e os alunos atuando como protagonistas do mesmo curta. Sendo assim, todos tiveram a oportunidade de participar integralmente desta produção, para futuramente saberem por caminho seguir, na hora de produzirem seu próprios curtas.

O resultado de todo este prazeroso trabalho artistico, foi a produção de 8 Curtas Metragens, produzido coletivamente e alguns individuais, pelos próprios alunos da série fundamental 9° Ano. Destes 8, foram selecionadas os 3 finalistas, que concorreram no 1° Festival de Curtas Amadores, do Colégio e Curso Vitória do Saber, realizado e idealizado pelo Professor Gildênio Fernandes e pela direção da referida escola. Os ganhadores receberam prêmios simbólicos, e nota extra de participação. Os resultados podem se vistos e conferidos no Blog da escola e no do Professor idealizador: http://colegiovitoriadosaber.blogspot.com/ e http://gildeniolife.blogspot.com/