Relato de atividade em sala de aula

SEMPRE PODEMOS NOS TORNAR SERES HUMANOS MELHORES

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Ilha das Flores
29/12/2009
Língua Portuguesa, Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
31
SILVIA ELAINE SCAVASSA OIOLI





Abordar e discutir algumas questões sociais, éticas e de cidadania na contemporaneidade, desafios apontados desde o final dos anos 80 e refletidos na sociedade atualmente. Essas questões caracterizam pontos da sociedade de consumo, bem como seus desdobramentos como má distribuição de renda, exclusão social, fome, mau aproveitamento e desperdício de alimentos.

Antes do filme, fez-se um resgate dos pré-requisitos dos alunos e contextualizei o filme dentro da sociedade atual na qual o aluno está inserido. Procurei não politizar muito o tema porque entendi que nessa faixa etária os alunos ainda não se interessam por esse tipo de abordagem, pois suas estruturas mentais ainda não permitem reflexões críticas formais. O importante era fazer os alunos se sentissem parte importante da sociedade e que eles são os responsáveis pelas transformações necessárias para uma construção de uma sociedade mais humana. No entanto julguei, que essa co-responsabilidade podia se transformar em ações simples, cotidianas, tais como evitar o desperdício de alimentos, fazer trabalhos voluntários, ser solidário, respeitar os direitos alheios. Assistimos ao filme duas vezes, por se tratar de um filme de ritmo intenso, com imagens sobrepostas e história cosistente. Durante as apresentações os alunos não tiraram o olho da tela, sentiram envolvidos pelas imagens e narrativa. Depois do término foi realizado um debate, com cada um contando a passagem do filme que mais lhe chamou a atenção. O segundo passo foi a realização de uma mesa redonda, onde os próprios alunos convidaram a professor de empreendorismo para participar com o intuito de elaborarem um projeto para organizarem grupos solidários para a arrecadação de alimentos para as famílias carentes da cidade. A partir da realização desta atividade os alunos se dividiram em grupos isto é várias frentes de trabalho voluntário. Primeiro grupo ficou com a pesquisa das familias carentes, segundo arrecadação no comércio, terceiro arrecadação na escola e quarto grupo arrecadação no bairro onde a escola se localiza.

O filme conseguiu despertar nos alunos princípios éticos, fez com que eles assumissem as responsabilidades para com suas ações e internalizou preceitos que traduzem responsabilidade social. O projeto que resultou a partir da reprodução do filme foi envolvente, o trabalho em grupo que muitas vezes é difícil foi natural e aceito por todos. O grupo que coletou informações sobre as famílias carentes, uniu-se a uma ONG local. O grupo que ficou responsável pela coleta dos alimentos no comércio local elaborou um oficio em conjunto com a disciplina de língua portuguesa. O grupo que ficou responsável pela coleta de alimentos dentro da escola, assumiu a responsabilidade de conversar com os alunos durante o intervalo para não atrapalhar aulas dos outros colegas professores. O grupo que coletou alimentos no bairro elaborou um folheto na aula de artes e distribui pelo bairro, passando só no dia combinado para arrecadar os alimentos. No final a escola inteira estava envolvida no projeto, inclusive os pais que ficaram muito satisfeito com o resultado final. Também recebemos o apoio do jornal local que fez uma ampla reportagem na escola e conseqüentemente os alunos foram convidados para ir a radio local para comentar os resultados obtidos. Como encerramento do projeto foi realizado uma reflexão sobre as questões como pobreza, fome, desigualdade social, consumismo e consumo responsável e consciente. Enfim todos os alunos, professores, direção e pais nos tornaram seres melhores após esta experiência.