Relato de atividade em sala de aula

CONSUMO CONSCIENTE

Ilha das Flores
11/10/2007
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
150
simone aparecida ferreira



Orientar aos alunos para que consumam somente o necessário;
Discutir o problema do excesso de lixo produzido nas grandes cidades, o impacto que os lixões (aterros) causam ao meio ambiente;
Refletir sobre emprego/desemprego/distribuição de renda - pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza;
Discutir
o que fazer para que os 3rs estejam presentes em nosso dia-a-dia.

Socialização após assistir ao filme; pesquisa na família das pessoas que estão empregadas e desempregadas. Registro e socialização; construção de cartazes - recortes de alimentos que fazem parte de um alimentação saudável; não desperdiçar alimentos nas refeições (aula prática: lanche da tarde); utilizar somente a quantidade de água necessária durante a escovação e ao lavar as mãos (aula prática); visita ao aterro em Santo André. Debate sobre a visita e sugestões para diminuir o lixo em nossa cidade; construção de um trem feito com caixas de papelão, onde cada vagão(caixa) representa um tipo de reciclável (vidro, plástico, papel,metal/alumínio,pilhas/baterias); construção de brinquedos reutilizando o lixo reciclável; separação do lixo produzido na escola.

Quando os alunos assistiram ao filme, ficaram impactados ao saber que pessoas se alimentam do que encontram no lixo. Fizeram a relação do valor do ser humano com o porco, pois no filme o porco tem dono e o ser humano é livre. Em nossa escola os alunos se servem nas refeições e, após assistirem ao filme, começaram a refletir quanto ao disperdício. Também houve a reflexão sobre a miséria relatada no filme, que não é diferente da realidade de muitos nos dias de hoje, trazendo a preocupação aos alunos em se empenharem mais nos estudos para fazer a diferença.