Relato de atividade em sala de aula

CONSUMIDOS PELO CONSUMO

Ilha das Flores
27/10/2007
Sociologia
Ensino Médio
38
Lair Medeiros de Araújo




O curta ilha das Flores traz uma gama enorme de informações e crítica ao modo de produção capitalista.A proposta é trabalhar todos os aspectos intrísecos ao capitalismo.Desde a própria essência capitalista, a exploração do homem sobre o homem, as sua conseqüencias imediatas para a humanidade e para a natureza, também a médio e longo prazo.Abordar a desigualdade social, a violência cotidiana que é impigida as pessoas para sua sobrevivência associada ao capitalismo e a sua ótica que é devastadadora. Discutir a questão da idustrialização e suas conseqüências para o meio ambiente e população. Salientar não somente a miséria social, mas também a cultural e espiritual.

Foram realizadas aulas expositivas, abordando toda a problemática que vivienciamos hoje devido ao sistema capitalista e sua ótica destruidora, as questões sociais, meio ambiente, ética. Os trabalhos dos alunos foram direcionados pelos pareceres pedagógicos disponíveis no site www.curtanaescola.com.br. Fizeram pesquisa e relexões sobre a dinâmica do modo de produção capitalista, massificação, consumismo, globalização,etc. A pesquisa foi concluída com a análise da música dos Titãs:Comida,o bservando que a sociedade não se alimenta somente do corpo e que a população brasileira está aquém, quase inane, nesse quesito.O ápice do trabalho foi uma redação e seminário para uma análise crítica desse contexto.

A reação dos alunos foi muito positiva: o curta prendeu a atenção, os olhares eram atentos e de perplexidade em alguns momentos.No final foi visível em seus semblantes que o curta havia mexido com eles, vindo então uma avalanche de questionamentos, dos mais variados, o que em si já é muito bom, pois os alunos são desmotivados no geral e se mostram muitas vezes alheios ao problema social brasileiro!