Relato de atividade em sala de aula

A GEOGRAFIA DA ILHA

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Ilha das Flores
22/09/2008
Geografia
Ensino Médio
40
Luis Guilherme Menezes
CENTRO EDUCACIONAL SOUZA AMORIM E JARDIM ESCOLA GENTE SABIDA | RJ | Rio de Janeiro | Privada





Apresentar a gênese e as características do sistema capitalista.
Despertar o sentido crítico dos alunos, uma vez que ocorrem naturalizações de conseqüências que na verdade são sociais.
Propor possíveis soluções para alguns dos problemas apresentados pelo curta: grande produção de lixo; sociedade de consumo; relações sociais baseadas num sistema de vendas; lei da oferta e procura;Liberdade burguesa x Igualdade social; segregação sócio-espacial x Auto-segregação (ilhas de "pseudo-segurança".

Escolher um dos temas acima problematizados, ou algum que o aluno tenha observado ao assistir o filme e elaborar um texto simples (de três parágrafos) sobre o filme, onde terá de responder: - Vivemos nessa ilha? Por que? - Quais as consequências positivas e negativas do sistema capitalista? - O que você pode fazer para contribuir para uma mudança significativa dos problemas que você observou? Posteriormente, com os textos em mãos e utilizando o quadro negro, houve a mediação de um debate onde, com a ajuda dos alunos, apontamos as conseqüências positivas e negativas, apontamos soluções para alguns problemas e reconhecemos algumas de nossas limitações.

Os alunos demonstram sempre um grande interesse quando assistem a um filme. A experiência resultou numa grande crítica coletiva aos nossos hábitos e costumes, que muitas vezes passam desapercebidos. Muitos confessaram que nunca haviam parado para refletir sobre como a diferença de renda, o local onde eles residem, dentre outras coisas, na verdade passam por um processo social e não natural. Alguns relataram que são confessadamente "capitalistas" e chegaram a afirmar que o homem nasce dessa forma, ou seja, com valores ambiciosos, egoístas. Tentei ir para o campo da filosofia e discutir que na verdade valores são adquiridos num meio social e que isso é criado desde cedo, nos dando essa falsa sensação de que "as coisas são assim e ponto". O debate foi construtivo para desmistificar algumas impressões e preconceitos que os alunos carregam. No momento das propostas percebi que muitas continham um tom religioso de "ajuda ao próximo", ou "crêr mais em Deus". Neste momento, sempre delicado, pedi para que eles achassem soluções aonde estivessem os problemas, ou seja, se os problemas são sociais, as soluções estão na sociedade. No debate foram permeadas questões de política públicas efetivas, compensatórias, além da ausência de ambas. Onde passamos a reconhecer também as limitações, pois os problemas estão na gênese e na própria epistemologia do sistema. Decorreram dai propostas de uma mudança na base, nas estruturas, na transição para um outro sistema. Para alguns o socialismo, para outros o melhor seria um sistema que combinassem elemetos positivos dos dois.