Relato de atividade em sala de aula

AGRONEGÓCIO, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA.

Ilha das Flores
12/10/2007
História
Ensino Médio
30
Patricia Mara Estrela Manso



O filme foi um recurso utilizado para enriquecer o projeto Agronegócio na Escola, cujo foco é o agronegócio da região de Ribeirão Preto, a tecnologia utilizada e os impactos no meio ambiente.
Com a utilização do filme foi possível discutir a cadeia de abastecimento, desde o produtor rural até a distribuição ao consumidor final e os impactos econômicos, sociais e ambientais.

Após a leitura de diversos textos jornalísticos sobre o agronegócio da região, as alunos assistiram o filme. Em seguida, foi sugerido um roteiro para discussão dos temas: tecnologia, agricultura e meio ambiente. De posse do roteiro, os alunos assistiram pela segunda vez o filme Ilha das Flores e fizeram suas anotações para a produção textual. Após esta etapa, realizaram um debate e a socialização dos relatórios.

O filme impactou no desenvolvimento do projeto Agronegócio na Escola, despertando a necessidade da preservação ambiental, o resgate dos valores de cidadania e melhoria na qualidade de vida. A experiência extrapolou o objetivo inicialmente traçado, pois suscitou também outras discussões e pesquisas, como por exemplo a má distribuição de renda e a questão da fome ainda serem uma realidade numa região onde o agronegócio movimenta muitos milhões, bem como, a necessidade de praticar o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável visando o bem estar das próximas gerações. Os alunos conseguiram se colocar no lugar das personagens do filme e simular soluções para as situações problemas vivenciadas por estes.