Relato de atividade em sala de aula

CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

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Ilha das Flores
09/11/2007
Biologia, Ciências, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
130
Ivanir T Lourenço
EMEB PROFº RICARDO HOFFMANN | SC | Rio Negrinho | Municipal






OBJETIVO GERAL: conscientizar alunos e a comunidade em geral, que valorizando o bairro e seu meio ambiente, conseqüentemente ocorrerá à preservação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
estimular a participação dos alunos com a luta pela defesa do ambiente escolar e da comunidade; promover espaços de discussão e ações sócio-educativas nas escolas envolvendo educadores e estudantes para discutir a questão ambiental; contribuir com a construção de um calendário escolar que contemple o tema da preservação ambiental e recolha da coleta seletiva de forma sistemática; discutir com os educadores formas de aproximação da escola com a luta dos atores locais na preservação do meio ambiente; fortalecer as ações dos movimentos sociais na consciência ambiental.

META: iniciar a conscientização da comunidade para a valorização do meio, através do levantamento histórico do bairro, respeitando e valorizando a História de cada um.O que trouxe à família ao bairro? "Minha História é a História de meu bairro". Para chegarmos à preservação é necessário mudança de atitudes de toda população, não só em relação à preservação, através de mudanças concretas como: Coleta Seletiva, Ciclovias, Arborização, etc. Tudo isso, com acompanhamento periódico dos alunos e da população a médio e longo prazo. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: preocupados com o meio ambiente, os alunos das 8as. séries, com idade entre 13 a 17 anos, da EMEB Prof. Ricardo Hoffmann, desenvolveram projeto que visa contribuir nos seus conhecimentos, bem como, a formação de uma sociedade consciente na preservação do meio ambiente. Uma proposta de trabalho interdisciplinar, que permeou outras disciplinas, estipulou e preservou atividades dinâmicas e criativas, foi o "Projeto de Educação Ambiental" através do - "O FILME ILHA DAS FLORES" - que desenvolveu vários outros subprojetos interligados. Várias atividades foram desenvolvidas, entre elas a participação dos alunos na produção da dissertação com o tema: "O jovem ligado no mundo" - Ecologia e Meio Ambiente", sendo premiada a dissertação mais consciente , valorizando a participação de todos os educandos, aprofundando o tema. O projeto teve a participação do palestrante Hugo Rodolfo Binder- Eng. Sanitarista e Especialista em Gestão Ambiental, com o tema: "Meio Ambiente X Sociedade", que apresentou a importância do respeito à causa sócio-ambiental, proporcionando também o desenvolvimento da cidadania, solidariedade e auto-estima dos educandos envolvidos. Nesse contexto ococrreu a reflexão sobre as práticas sociais em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, criando uma necessária articulação com a produção de sentidos em Educação Ambiental.

É necessário conscientizar os alunos da escola e os moradores do bairro que a nossa casa é o nosso planeta Terra e devemos cuidar dela. Como? Preservando nossa realidade imediata, que começa em nossa casa, nosso bairro, nossa cidade etc.A Reciclagem do lixo é um caminho que, através do engajamento da comunidade, traz bons resultados e benefícios para a população."A Educação Ambiental não deve se restringir, apenas a formar pessoas preocupadas em conhecer o seu ambiente: o que se pretende é torná-las cidadãs, sabedoras de que a sua ação pessoal, e a de sua comunidade, sempre interferem no meio em que vivem." É preciso acreditar na educação e investir tudo que estiver armazenado nas fontes benditas dos que educam. "O Nosso ideal devemos colocá-los nas estrelas, ainda que fiquemos no meio do caminho". RESULTADOS: conscientização da população de que o progresso urbano pode e deve ocorrer com um planejamento urbano que preserve a natureza e o meio, pois esta é a realidade imediata do aluno. Essa conscientização visa a melhoria da qualidade de vida, já que o aluno é um condutor de forte persuasão perante seus pais e o seu futuro. Refletiu-se também sobre a necessidade de preservar e melhorar a natureza, desde que suas ações, sua comunidade, o poder público e sua Escola caminhem juntos. A temporalidade dos fatos serão mais visíveis para os alunos, valorizando sua História de vida e a História de mundo. Nosso trabalho visou encantar o aluno com o conhecimento através de tecnologia, progresso urbano e cidadania; tudo o que faça parte do nosso cotidiano primeiro, para depois atingir o mundo global.