Relato de atividade em sala de aula

DISCUTINDO VALORES

Clandestina Felicidade
09/09/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
28
Iracélia Zeni



Partindo do título sugestivo,aguçar nos alunos o interesse em descobrir a relação entre o título e o enredo do filme, além de apresentar-lhes Clarice Lispector.

Em primeiro lugar, fizemos a leitura do conto homônimo,de Clarice Lispector. Após a leitura, identificamos elementos básicos de um conto, como:temática, personagens, localização espacial e temporal. Em seguida, assistimos ao curta "Clandestina Felicidade". Fizemos oralmente uma verificação da compreensão da obra, com o objetivo de avaliar o grau de entendimento dos alunos,tendo em vista não ser usual para eles entrarem em contato com obras de certa complexidade. Logo após verificada a compreensão global do filme, fizemos, por escrito, um trabalho comparativo entre as duas linguagens:a escrita, empregada no conto, e a falada e visual, empregadas no filme. Procuramos enfatizar a importância da imagem como veículo de comunicação de uma idéia, no caso do curta, comparada à descrição consistente e clara do texto, levando o leitor a criar uma imagem do que retratamos.

A experiência foi enriquecedora. Provocou a curiosidade dos alunos pela biografia de Clarice Lispector e a imediata procura por outras obras da autora, em nossa Sala de Leitura, durante o período semanal destinado à leitura, que faz parte de nossas atividades de Língua Portuguesa.O debate girou em torno do comportamento das pessoas invejosas,suas atitudes maldosas e prejudiciais aos outros. A falta de incentivo que a personagem principal teve quando demonstrou interesse em expor sua vocação literária, fez com que todos reforçassem dentro de si a importância de não desistir de suas vocações, mesmo que sejam desestimulados.Discutimos a questão da importância da leitura como instrumento de aculturação, independente do nível econômico da pessoa.A participação dos alunos foi muito boa. Adorei a experiência.