Relato de atividade em sala de aula

CLANDESTINA FELICIDADE

Clandestina Felicidade
15/10/2008
História
Ensino Médio
46
Maria Célia Matias



.Conhecer a infãncia e o esforço de uma famosa escritora.
.Reconhecer que o hábito da leitura começa desde cedo e faz parte do cotidiano de todo escritor.
.Promover a discussão de que é preciso sonhar para atingir os objetivos almejados.
.Comparar a vida de Clarice Linspector com a de Machado de assis para identificar as semelhanças nas dificuldades enfrentadas por ambos para tornarem-se grandes escritores.

1-Exploração do título do livro. 2-Explanação oral e escrita sobre a vida e obra da escritora. Clarice Linspector. 3-Exibição do curta. 4-Questionamento sobre as dificuldades por que passou a escritora 5-Estudo comparativo sobre a vida de Clarice Linspector com a do famoso escrito realista Machado de Assis buscando semelhanças na dificuldade financeira e na forma com despertaram o gosto pela leitura e consequentemente pela escrita. 6-Socialização dos estudos comparativos em sala de aula 7-Produção de menssagens retiradas da vida destes escritores como lição de vida e de perseverança.

Como a turma já havia estudado recentemente a vida e obra de Machado de Assis(em seu centenário de morte), logo fizeram a semelhança entre as dificuldades por que passou Machado de Assis com o sofrimento de Clarice Linspector.Perceberam que ambos vieram de famílias pobres, mas foram construídos pela leitura. Além disso,O gosto pela leitura lhes proporcionou trabalhar em jornal o que os leveva a escrever diariamente e assim desenvolver esta habilidade que os tornou imortais.Este estudo advertiu a turma para o fato de que os grandes escritores foram pessoas simples como eles e que tiveram mais dificuldades do que muitos deles e que a perseverança é um princípio que deve ser cativado por todos. Este curta serve de fundamentação para o que os professores, principalmente de Português, já vem esclarecendo para os alunos:que a leitura é o ponto de partida para o desenvolvimento do aluno.