Relato de atividade em sala de aula

CLANDESTINA FELICIDADE

Clandestina Felicidade
15/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
46
Maria Célia Matias



Conhecer a infância e o esforço de uma famosa escritora.
Reconhecer que o hábito da leitura começa desde cedo e faz parte do cotidiano de todo escritor.
Promover a discussão de que é preciso sonhar para atingir os objetivos almejados.
Comparar a vida de Clarice Lispector com a de Machado de assis para identificar as semelhanças nas dificuldades enfrentadas por ambos para tornarem-se grandes escritores.

1-Exploração do título do livro. 2-Explanação oral e escrita sobre a vida e obra da escritora. Clarisse Linspector. 3-Exibição do curta. 4-Questionamento sobre as dificuldades pelas quais passou a escritora 5-Estudo comparativo sobre a vida de Clarice Lispector com a do famoso escritor realista Machado de Assis, buscando semelhanças na dificuldade financeira e na forma com despertaram o gosto pela leitura e, consequentemente, pela escrita. 6-Socialização dos estudos comparativos em sala de aula 7-Produção de mensagens retiradas da vida destes escritores como lição de vida e de perseverança.

Como a turma já havia estudado recentemente a vida e obra de Machado de Assis(em seu centenário de morte), logo estabeleceram a semelhança entre as dificuldades pelas quais passou Machado de Assis com o sofrimento de Clarice Lispector.Perceberam que ambos vieram de famílias pobres, mas foram construídos pela leitura. Além disso, o gosto pela leitura lhes proporcionou trabalhar em jornais, o que os levou a escrever diariamente e assim desenvolver esta habilidade, tornando-se imortais.Este estudo advertiu a turma para o fato de que os grandes escritores foram pessoas simples como eles, que tiveram mais dificuldades do que muitos deles e que a perseverança é um princípio que deve ser cultivado por todos. Este curta serve de fundamentação para o que os professores, principalmente de Português, já vem esclarecendo para os alunos:que a leitura é o ponto de partida para o desenvolvimento do aluno.