Identificar e listar os conteúdos matemáticos existente no filme e o impacto causado pelo mesmo aos alunos.
Filme Trabalhado: Ilha das Flores
Data da atividade: 06/09/2012
Autora do relato: Eliete Ferreira dos Santos
Instituição: Colégio Estadual Helena Matheus Salvador/ Bahia
Rede: Estadual
Localização: Urbana
Nível de Ensino: 3º do Ensino Médio Noturno
a) Os alunos foram convidados a participar desta atividade e
aceitaram o desafio, ficando curiosos em relação à Matemática que
poderia estar no curta-metragem;
b) Os alunos tiveram um primeiro momento em grupo para discutirem a
respeito do título do filme e apresentarem para o grupo suas
impressões;
c) Juntos, assitimos ao filme dividido em dois momentos:
1) os alunos foram assistindo ao filme e registrando os conteúdos
matemáticos existentes, interpretando-os, e ficaram admirados com a
presença da matemática,economia,urbanismo, diversidade cultural e
industrialização, o que contibuiu para um momento muito
significativo para eles;
2)dando continuidade aos filme,foi apresentada a Ilha das Flores -
ficaram chocados e perceberam que o título do filme não
correspondia à realidade que estava sendo apresentada, mas
continuaram registrando o conteúdo matemático e fazendo suas
observações em relação à vida deles por morarem em pariferia,
percebendo que o que estava sendo apresentado estava muito próximo
da vida real, uma vez que o filme apresentava a situação precária e
discriminada vivida pelos habitantes da Ilha.
Os alunos tiveram um grande momento de dicussão e puderam observar
as possibilidade de se trabalhar com este filme em outras
disciplinas de forma interdisciplinar, bem como os temas
transversais, como a discriminação, preconceito e a ética, que foi
muito discutida por eles.
Os alunos concluíram com uma produção textual, que foi lida para o
grupo, principalmente por acharem que o filme tratava de um lugar
muito bonito e prazeroso, o que não aconteceu, e elencaram o
conteúdo matemático existente no mesmo. Trabalhar Matemática por
investigação e significados contribui positivamente para a
aprendizagem dos alunos.
O momento de reflexão e as opiniões dos alunos foram realmente surpreendentes. Fala deles: como o título nos enganou! achávamos que seria algo muito bonito! Mas o que vimos foi a realidade vivida por nós, uma vez que residimos na periferia e sofremos preconceitos e discriminação e, mais ainda, nunca imaginamos estudar Matemática com um filme. O impacto foi muito grande, como pode o ser humano ter menos valor que os porcos? Viver no submundo, na miséria, sendo mais um na Estatística representada pela falta de respeito ao ser humano. Sabemos que estes temas são apresentados e discutidos nos meios de comunicação, mas, agora, estamos trabalhando com este filme, o que nos leva a repensar. Ainda bem que iremos trabalhar com a Matemática existente no filme.
Este tipo de vida é comum em relação à grande parte dos meus alunos. Tenho uma aluna que é catadora de lixo e ela disse: "é professora, precisamos ter coragem para catar lixo, mas não tenho vergonha - sou feliz! Consigo estudar e criar meus cinco filhos".
Com o filme, pude entender melhor a dificuldade de aprendizagem dos meus alunos em relação à matemática, trazendo para a sala de aula a realidade vivida por eles.
Foi uma experiência muito significativa e eles ainda continuam argumentando a relação do filme com a matemática. Alguns conteúdos existentes já timham sido trabalhados em classe e outros deveremos ver em outras aulas. Este foi um momento de crescimento pessoal para todos nós, pois trabalhar com matemática requer do professor momentos de grande reflexão e desde quando assisti a este filme fiquei realmente encantada com a diversidade de conteúdos das diversas disciplinas existentes no mesmo.
Os temas transversais foram discutido com muita veemência, os alunos destacaram a importância da pesquisa que pode ser realizada em função dos diversos conteúdos matemáticos e a relação com a Estatística. Assim, aliamos teoria/prática da Matemática com o filme Ilha das Flores.