Relato de atividade em sala de aula

TRABALHANDO UM GÊNERO "A RESENHA"

Galinha ao Molho Pardo
11/01/2010
Língua Portuguesa
Ensino Médio
40
Ana Nery nascimento Santos



Conhecer o gênero textual resenha; Diferenciar texto escrito do texto audio visual; Produzir uma resenha com base no filme "Galinha ao molho pardo"

1ª aula - sala de aula Inicialmente trouxe para sala de aula o conto "Galinha ao molho pardo" do livro "O menino no Espelho" de Fernando Sabino. Fizemos uma leitura coletiva, aproveitando para comentar a autobiografia do conto, pois o menino do conto é o próprio Fernando Sabino. Aproveitamos para relembrar o Gênero conto, estudado já anteriormente. 2ª Aula - Sala de vídeo/Laboratório de Informática Na sala de vídeo/laboratório de Informática fizemos a exibição do curta para os alunos, fizemos através de um debate a comparação entre o filme e o texto homônimo lido na aula anterior, os alunos tiveram a oportunidade de fazerem suas observações quanto às diferenças e semelhanças entre o texto audio visual(o filme) e o texto ecrito (o conto). Após a apresentação do filme exibimos uma apresentação de slides explicando o que é uma resenha e como se faz. Com estas informações básicas nas mãos, pedi que seguindo o que sabiam sobre o gênero, escrevessem, uma resenha do filme. Neste momento apresentamos mais uma vez o filme para que realizassem a atividade.

Os resultados deste trabalho não poderiam ter sido melhores, pois os alunos escreveram excelentes resenhas. O que se pode observar em um trabalho como este é que o aluno se coloca na posição de sujeito da produção textual, saimos do produzir tradicional para um produzir lúdico, pois o filme é bem humorado e de simples compreensão.