Relato de atividade em sala de aula

A ILHA DE TODOS NÓS

Ilha das Flores
02/10/2012
Filosofia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
ANDRE NASCIMENTO



Os objetivos do uso do filme foram revelar aos alunos uma experiência inovadora de um filme transcendental que mexe com o imaginário humano, principalmente dos adolescentes. Alertar sobre os problemas do desperdício, da desigualdade social e ainda incitar uma busca dos alunos por soluções para a sustentabilidade, tema tão recorrente hoje em dia.

Primeiro, mostrei aos alunos uma entrevista do diretor do curta "Ilha das Flores" que consegui no programa TV Escola e, em seguida, passei o filme para eles assistirem. Depois, promovi uma sessão de debate formada em grupos, que deixou os alunos muito inquietos em relação ao filme. Em seguida, foi proposta uma produção de texto em relação ao que os alunos assistiram.

Os resultados dessa experiência foram fascinantes porque os alunos se mostraram empolgados ao fazerem o debate, e na hora de produzirem os textos, os resultados foram inimagináveis, uns falando mais sobre um melhor tratamento do lixo e da sustentabilidade e outros falando sobre as desigualdades sociais. Em ambos os temas, o resultado foi impressionante e motivador.