Relato de atividade em sala de aula

TRABALHANDO COM CURTAS NA ESCOLA.

Clandestina Felicidade
18/08/2012
Filosofia, Língua Portuguesa
Ensino Médio
22
Cledenir de Quadros Dri



- Oportunizar aos educandos uma reflexão a partir de uma história em curta-metragem. - Refletir sobre o valor das pequenas coisas da vida (Hierarquia de valores). - Debater sobre o que é a felicidade.

- Explicação aos alunos do trabalho que será feito com um curta- metragem. - Assistir com os alunos ao curta "Clandestina Felicidade", na sala de vídeo da escola. - Retorno à sala de aula e divisão de pequenos grupos para debater: * o que é a felicidade, para cada um; * o que é mais importante na vida de cada um (hierarquia de valores). - Plenária com um representante de cada grupo para discussão sobre a felicidade.

Os alunos adoraram a experiência de trabalhar com curta-metragem. Primeiro, porque o tempo de duração desse tipo de filme é totalmente cabível para se trabalhar em sala de aula. Como eram dois períodos consecutivos da aula de Filosofia, foi possível assistir ao filme e realizar os trabalhos em grupo. Os alunos comentararam que nunca tinham parado para pensar sobre o que é a felicidade. Houve, também, relato de alguns alunos sobre o quanto é importante se dar valor às pequenas coisas da vida (no caso do filme, a menina que era apaixonada por livros). O debate final com os alunos foi gratificante e houve relatos emocionantes sobre o que é a felicidade.