Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES

Ilha das Flores
19/11/2012
Biologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
20
Diogo Caravelas



- Fazer os alunos perceberem que suas atitudes influenciam o meio ambiente. - Provocar mudanças nos hábitos dos alunos, estimuladas pela conscientização dos mesmos a respeito do assunto.

1ª aula Apresentou-se aos alunos o documentário "Ilha das Flores". Após esse primeiro momento, pediu-se que eles discutissem sobre o que já sabem a respeito de meio ambiente. Eles anotaram as informações principais em uma folha de sulfite. Ao final da aula, recolheu-se os papéis e ressaltou-se que a aula seguinte começaria com a discussão do tema. Entregou-se aos alunos uma folha para o diário e explicou-se que, em casa, eles deveriam anotar todas as suas principais atividades de um dia, desde quando se levantavam até a hora que iam dormir. 2ª aula Retomou-se as anotações feitas na aula anterior e perguntou-se à turma o que cada um deles podia fazer enquanto individuo para a preservação do meio ambiente. Ao final da aula, perguntou-se sobre as anotações nos diários e estimulou-se os alunos a continuarem anotando. 3ª aula Nesta aula, foi realizado um trabalho com o diário. Formou-se duplas com os alunos e pediu-se que eles relatassem um ao outro as atividades anotadas. Em seguida, propôs-se que eles falassem quais das atividades realizadas eles achavam que contribuíram de alguma forma para a preservação do meio ambiente. A partir das informações dos diários e das anotações realizadas na aula anterior, trabalhou-se o conceito de preservação do ambiente. Discutiu-se com os alunos as relações do homem com a natureza e suas interferências. Depois, pediu-se que eles elaborassem uma redação sobre o que aprenderam.

Avaliação: Observou-se que houve envolvimento e participação da turma durante as aulas, discussões e tarefas solicitadas. Durante todo o trabalho, questionou-se cada aluno, individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento e aprendizagem. Foi possível perceber também que os alunos estão tendo alguma mudança de comportamento pensando na destinação do lixo.