Relato de atividade em sala de aula

O DESCARTE DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS

Ilha das Flores
15/09/2012
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
Célia Lúcia Gasparotto Felipe



Proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre o lixo urbano, um dos grandes desafios a ser resolvido pela humanidade no século XXI. Conscientizar os alunos de que a sociedade contemporânea consome mais e mais produtos "descartáveis" que geram resíduos de diferentes matérias-primas e que os resíduos produzidos por esse consumo representam um grande problema e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade, pois, se por um lado, poluem o planeta, por outro lado podem construir uma fonte potencial de matéria-prima que, até hoje, tem sido em grande parte desprezada. É preciso repensar os nossos hábitos cotidianos, desde o consumo desenfreado até a forma de descartar os resíduos domésticos.

Sensibilização a partir da análise de uma imagem de um ambiente sujo, onde o lixo se acumula e não é armazenado adequadamente. Após análise da imagem, participar de um debate, respondendo às seguintes questões: 1.O que mais chama a sua atenção nessa imagem? 2. Como o lixo aparece nessa imagem? 3. Quais são os problemas de não armazenar o lixo adequadamente? Leitura de um texto, trazendo informações sobre o tipo de lixo mais comum nas grandes cidades. Exibição e observação do documentário Ilha das Flores. Discussão em grupos e análise das questões sobre o filme. Elaboração de um texto de interpretação do documentário Ilha das Flores para que expressem melhor as próprias opiniões sobre o problema do descarte final do lixo nas cidades. Trabalhar as possíveis destinações para os resíduos sólidos que são produzidos numa cidade. Destino do lixo produzido em suas casas. Depois de um breve debate mediado pelo professor, as ideias apresentadas pelos alunos podem ser o ponto de partida para uma comparação entre os lixões, os aterros sanitários, a incineração e a reciclagem.

A experiência foi muito satisfatória. Assisti ao filme com antecedência, marcando partes que exemplificavam e vivenciavam o conteúdo pedagógico proposto, apontando estes itens durante a execução do filme. Preparei os alunos para o filme, comentei o conteúdo que seria visto, qual o local do desfecho da história. O filme foi exibido em DVD, em TV de 29 polegadas, garantindo uma boa visibilidade para o grupo todo. Todos gostaram de ver o filme, que pôde ilustrar de forma real o conteúdo proposto. É um filme muito rico, que dá abertura para se tratar de vários temas, no entanto, como minha turma é de 6º ano, não foi possível desenvolver uma análise mais profunda, mas mesmo assim pudemos falar sobre as diferenças sociais mostrada no filme.