Relato de atividade em sala de aula

MAIOR QUE UMA ILHA: INDIGNAÇÃO E AÇÃO PARA TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS

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Ilha das Flores
30/09/2012
Educação Física
Ensino Médio
120
Cristine Lima Pires
COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR ARISTIDES DE SOUZA OLIVEIRA | BA | Salvador | Estadual





Na disciplina Educação Física, buscamos trabalhar na perspectiva do movimento humano na sociedade, não apenas corporal, mas de efetiva atuação social. Dessa forma, com o curta "Ilha das Flores", tivemos como objetivo principal sensibilizar os alunos para o debate sobre a importância da participação política para transformar a realidade. Através da indignação/ação diante do contexto adverso que convivem no ambiente escolar, tivemos o intuito de contribuir para refletirem sobre questões culturais que interferem no cuidado com a estrutura física da escola, a relação com os colegas, todo o corpo escolar, bem como abrir um espaço de diálogo para apontarem aquilo que os desagradam em toda a estrutura física e de relação pessoal na escola.

1º Assistir ao filme Ilha das Flores. 2º Solicitar que definam o curta com uma palavra e justifiquem a escolha. 3º Selecionar algumas palavras e iniciar um debate levando questões sobre as palavras escolhidas 4º Solicitar a escrita de uma resenha crítica sobre o filme apontando os pontos que considerou mais relevante. 5º Iniciar a produção de um vídeo sobre questões relevantes que precisam ser discutidas, refletidas, apontadas e transformadas na escola. 6º Exibição do vídeo produzido pelos alunos seguido de debate reflexivo.

Já conhecia o curta "Ilha das Flores", mas nunca tinha dialogado com ninguém a respeito dele. Foi uma experiência interessante poder ver as reações durante a exibição e ter a oportunidade de debater com jovens. Senti que alguns alunos ficaram chocados e indignados com a questão do ser humano ser considerado inferior ao porco na Ilha das Flores. Eles me trouxeram uma série de questões e olhares que não havia pensando e considerei melhor trabalhar o vídeo com base nos temas que foram levantados através das palavras-chave. Nesse sentido, não fiquei amarrada a um planejamento previamente traçado, mas a partir do contato com a realidade, busquei somar o que havia planejado às questões que foram surgindo. Com essa mesma perspectiva, trabalhei em quatro salas de 1º ano do ensino médio e muitas indagações surgiram. Precisava detonar um processo de indignação/ação que deveria culminar com a produção de um vídeo sobre questões referentes à escola e a possibilidade de transformação da realidade que vivemos através de atuação política. Estamos no processo. Muitas coisas ainda estão por fazer, mas a possibilidade de vivenciarem o sentimento de indignação e serem provocados a agir, saberem que existem caminhos para transformação, isso ficará marcado na vida de todos, com certeza.