Plano de Aula

CONFLITOS ENTRE CHINA E TIBETE

Era Uma Vez no Tibet | Ficção | De Roberto Maya | 1993 | 4 min | SP
24/03/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Filosofia, História, Geografia
Jussara Caetano
Acesse a ficha do filme



Os avanços e desenvolvimento história da humanidade são marcados por crenças e manifestações religiosas em todos os seus tempos. As religiões aparecem em quase todos os momentos da nossa história como instrumentos de dominação e poder. Desde 1950 a região do Tibete é dominada pela China e tem na sua história diversos conflitos gerados pelas diferenças religiosas entre os dois países.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Analisar o conflito entre a China e o Tibete


Conhecer a origem das disputas históricas e geográficas dos povos envolvidos nesse conflito


Identificar as influências religiosas nos aspectos econômicos, políticos e sociais desse conflito no mundo ocidental.



1º momento




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):



- Do que se trata o curta?


- Quais reflexões o curta provoca?


- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


- Qual a mensagem que o curta quer passar?



2º momento



Proponha uma roda de conversa com os alunos, procurando identificar seus conhecimentos prévios por situações vividas hoje no mundo em que a religião é identificada como um forte instrumento de poder e disputa. Faça uma lista com os comentários dos alunos. Procure estimulá-los para que justifiquem porque entendem que a situação apontada por eles tem a religião como indicador de disputa e poder.


Explane sobre os conflitos do Tibete com a China. Ressalte as diferenças entre as duas regiões, principalmente sobre o regime comunista da China que defende um Estado sem intervenção religiosa e o modelo seguido no Tibete que uma só pessoa acumula a função de líder político e religioso. Importante apresentar para os alunos o líder Tibetano Dalai Lama, importante figura histórica no trabalho pela paz na região.



3º momento




Proponha aos alunos uma pesquisa sobre a região em questão, localizando informações histórias e atuais sobre os conflitos entre a China e Tibete.



Sugestão de links para pesquisa:

Artigo: Dossiê Tibete: análise dos conflitos sino-tibetanos



75 anos do Dalai Lama em imagens




Monges Tibetanos reclamam das politicas intrusivas do governo chinês




Tibet, paraíso e inferno






4º momento



Os alunos deverão simular um programa televisivo que explique os seguintes temas sobre o Tibete, se achar viável divida a sala em grupos:



- Dados Geográficos do Tibete


- Religiosidade e Política


- Invasão e dominação Chinesa


- Contar história do Dalai Lama




Grave o programa para colocar no site/blog da escola.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)