Plano de Aula

NOVELAS: UMA PAIXÃO BRASILEIRA

Novela
16/12/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior
Língua Portuguesa
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Que a televisão está em praticamente todos os lares brasileiros não é novidade para ninguém. Chegou antes da geladeira, só para se ter uma ideia de como esta "fábrica de sonhos" é chamada por muitos. Traz todos os dias uma grande variedade de programas, dos noticiários aos desenhos animados, de shows a filmes, de humorísticos a documentários, de programas de auditório a novelas... E entre todos, certamente, como comprovam inclusive alguns estudos sociológicos, a Novela é a autêntica paixão dos brasileiros entre todas as produções. De onde vem tanta sintonia com os folhetins que são até mesmo reprisados pelas redes? Que tal entender um pouco melhor este fenômeno?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Saber o que é uma novela, como se estrutura e os motivos de seu sucesso tão grande no Brasil. Verificar suas possibilidades, impacto, repercussão no Brasil e até mesmo no exterior.

Promover pesquisas sobre Novelas: História, composição, modelo de textos utilizados, grandes sucessos, retumbantes fracassos...
Pedir aos alunos que acompanhem durante alguns dias (entre 1 ou 2 semanas), as novelas em cartaz na TV brasileira.
Requisitar relatos da trama, dos personagens, dos ambientes, dos figurinos, dos estereótipos...
Apresentar o curta-metragem e estimular debate em que abordem os pontos comuns entre esta produção e as novelas em cartaz por eles assistidas.
Promover exposição sobre o tema, chamando a família para ver o curta, painéis sobre a história das telenovelas, explicações sobre este fenômeno e buscando gravar depoimentos dos visitantes sobre novelas que tiveram impacto em suas vidas.

Dancing Days, Pecado Capital, Mulheres de Areia, Gabriela, Saramandaia, Beto Rockfeller, Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Roque Santeiro... Pense em novela brasileira e logo nos vêm a mente uma infinidade de títulos, de produções de época a folhetins contemporâneos ou até mesmo futuristas. O brasileiro é um grande fã das novelas, daquele que sofre com os personagens, acompanha as tramas, torce pelo romance de uns, tem raiva de tantos outros... Não importa qual seja a história, sempre há alguém envolvido, na frente da TV, a assistir e aumentar a audiência. É um fenômeno nacional e, sendo assim, é claro, precisa ser estudado e entendido. Que tal propor este trabalho em aula?

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)