A música é uma das mais antigas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Existem relatos históricos da existência de práticas musicais na Índia, China, Egito e Grécia antes de Cristo. Foram muitos os filósofos que afirmaram que a música era uma dádiva divina para o homem.
Podemos afirmar, sem medo de errar, que o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais, o que foi sendo alterado é o nível de complexidade musical uma vez que,
novos recursos foram surgindo (de instrumentos a tecnologias). Uma coisa porém é fato nunca se alterou a
característica que a música tem de reunir pessoas.
Atualmente se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas e verifica-se que as pessoas se identificam por meio de um determinado gênero musical, o que reforça a tese de que a vivência musical faz parte do cotidiano do ser humano e pode ser um ponto de partida para o desenvolvimento de trabalhos em grupo na escola.
No Brasil utilizar-se de música na escola não é uma novidade. No século XVI os jesuítas já a tinham como um atrativo para a catequização de crianças indígenas nas suas escolas. Essas músicas funcionavam como um veículo para a aprendizagem, pois as letras transmitiam conceitos e valores cristãos para os gentios da terra.
A música desempenha importante papel na cultura de cada país e essa herança musical vai além das canções folclóricas. São diversos compositores e estilos da música moderna do país que vão construir um cenário histórico de cada localidade. Diante deste fato a música pode oferece ao aluno a possibilidade de apreciar sua cultura e história.
Um bom exemplo da construção histórica pela música no Brasil aconteceu através das canções de resistência das décadas de 60 e 70, as quais mostravam por um lado a repressão sofrida por nosso povo e, por outro, o papel do regime militar que encomendava e difundia músicas como a "Eu te amo meu Brasil".
Não podemos deixar de falar do movimento "Hip-Hop" que tanto tem marcado a vida de grupos de jovens na nossa sociedade, especialmente aqueles da periferia que viram neste gênero musical uma maneira de mostrar sua contestação e questionamento aos valores das instituições sociais.
Com isso concluímos que trabalhar com a música na Educação proporciona a expressão das emoções, a sociabilização, a disciplina, o desenvolvimento do raciocínio, o respeito ao outro e a si mesmo.
No curta "Precipitação" de Marcos Magalhães, o diretor oferece uma divertida animação, com um reggae como fundo musical, sobre as aventuras de um personagem que se cansa da rotina e resolve se "precipitar" pelo mundo afora. O Diretor brinca com o significado das palavras, o que pode propiciar ao aluno compreender os textos orais e escritos com os quais se defronta em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e tentando analisar as intenções de quem os produz, além é claro de poder analisar a importância da música na construção de uma mensagem.
Nessa seqüência pedagógica propomos o trabalho com Wiki e com a elaboração de músicas que podem ser compostas com o auxilio de software ou mesmo com a utilização de instrumentos convencionais.
Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste
Valer-se da música para melhorar a qualidade das relações pessoais, uma vez que, através dela os alunos podem expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões
Compreender o que está escrito nas entrelinhas de uma composição
Desenvolver o senso crítico por meio da realização das pesquisas
Desenvolver a expressão escrita ao exercitar a construção de texto para a apresentação das pesquisas
Desenvolver a criação de textos de forma colaborativa
Desenvolver o trabalho em conjunto
Resgatar o contexto histórico presente em cada composição.
O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas, Internet, capas de CD ou DVD. Em duplas, os alunos deverão buscar composições que falem sobre um fato social. O objetivo deste levantamento é fazer com que os alunos compreendam que uma música pode significar a expressão de um contexto histórico. O objetivo desse primeiro contato é fazer com que compreendam o que está escrito nas entrelinhas de uma composição subjetiva e como a linguagem é utilizada para expressar experiências, idéias e sentimentos.
Na seqüência, o professor fará a apresentação do Curta "Precipitação" e irá abrir um debate com os alunos sobre o uso das metáforas. É muito importante que o professor enfatize que as metáforas servem para criar imagens que representem idéias não-objetivas. No dicionário, a Lua é o satélite natural da Terra, mas para Caetano Veloso, em Lua de São Jorge, ela é "... Nobre porcelana/ Sobre a seda azul." (O material ficará disponível no espaço wiki)
Em um novo encontro o professor irá trabalhar com o aluno a idéia de que um artista é a voz de seu tempo, que suas palavras servem de reflexão e crítica de uma época. Para essa aula podem ser utilizadas as músicas que os alunos apresentaram na primeira pesquisa ou o professor poderá levar músicas de Renato Russo, Cazuza ou Chico Science que são conhecidos pelas letras com críticas sociais.
O objetivo desta etapa e fazer com que o aluno entenda o cenário histórico e cultural que permeia uma criação musical além de ainda compreender o seu significado e observar como as mesmas são usadas na sociedade atual.
O professor deve priorizar nessa fase do trabalho a socialização das experiências de leitura, argumentação, busca de informações e consulta a diferentes tipos de fontes.
Na última etapa do projeto, os alunos irão criar suas próprias músicas utilizando o conhecimento adquirido nas etapas anteriores. Na parte da criação da composição os mesmos poderão utilizar softwares ou fazer o trabalho com o auxilio de instrumentos convencionais.
O professor tem que ter claro nessa atividade que a educação por meio da música aprimora a criatividade, a sensibilidade e a inteligência, criando oportunidades de expressão do aluno além de criar laços entre as pessoas quando a atividade é feita em grupo.
O que será necessário para o trabalho
Familiarização com as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação necessárias ao projeto virtual (software de criação e edição de musica, Internet, wiki etc)
Organização dos grupos de trabalho para a pesquisa e a escrita colaborativa
Registro das idéias no espaço wiki
Escolha das situações sociais ou culturais que irão fazer parte da composição musical
Os professores acompanham o trabalho dos alunos, dão orientação ao longo de todo o processo e ajudam-nos a lidar com os desafios da escrita colaborativa e também a compor a letra e elaborar a música.
A Escrita Colaborativa com o uso de Wiki
Wiki é um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos. Um wiki permite que várias pessoas, mesmo que geograficamente distantes, trabalhem em um mesmo texto. Não há uma hierarquia pré-estabelecida entre autores, por esse motivo qualquer usuário pode adicionar conteúdos e também editar os conteúdos inseridos por outras pessoas.
Além do direito ilimitado de edição, a vantagem de um wiki é a possibilidade de trabalhar em um documento sem a necessidade de baixá-lo para o computador, editar e enviar novamente. Tudo é realizado on-line na Internet. O sistema controla todas as alterações, que ficam gravadas em um histórico. Desta forma, é possível retornar a uma versão anterior ou recuperar algo que foi excluído por engano. O exemplo mais conhecido de utilização de um wiki é a wikipedia.
A utilização de wikis em atividades pedagógicas desenvolve a reflexão e a autonomia do aluno, o trabalho cooperativo e também a constituição de redes sociais. Um endereço na Internet para a criação de um espaço wiki é http://www.wikispaces.com
A seguir apresentamos algumas dicas para você compreender melhor o espaço wiki e também algumas dicas para montar um espaço wiki:
O Wikispaces
1. Um wikispace é um espaço onde você pode criar páginas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens.
2.
Wikispaces oferece três tipos de espaço: público (pode ser visto e editado por qualquer pessoa), protegido (pode ser visto por qualquer um, porém, só pode ser editado pelos membros do espaço) e privado (só pode ser visto e editado por membros do espaço.).
3.
O wikispaces oferece recursos básicos como mudança de cores, colocação de logotipo, inserção de imagem , basta procurar o passo-a-passo no help do próprio espaço.
4.
O wikispaces permite introduzir links para blogs, fotoblogs, sites etc.
Software para a produção e edição de músicas (shareware)
Easy Audio Editor 6.0 (http://audioware.cifraclub.terra.com.br/download-38-easy-audio-editor.html ) Editor de áudio fácil de usar, recomendado para usuários amadores. Suporta gravação, edição visual, efeitos, filtros, conversão de formato, extração de áudio de arquivos de vídeo, e muito mais. Trabalha com a maioria dos formatos de áudio e vídeo.
DoReMe Music 1.30 - é um aplicativo para compor músicas. Você terá a sua disposição a simulação de 189 tipos de instrumentos para desenvolver os arranjos. Para criar as próprias canções, basta clicar em um teclado virtual, adicionar acompanhamentos musicais e usar a criatividade.
Metáfora
s.f. Figura de linguagem que consiste na transferência da significação própria de uma palavra para outra significação, em virtude de uma comparação subentendida. Por exemplo, quando se diz "Ele é uma raposa", emprega-se uma metáfora, isto é, usa-se o nome de um animal para descrever um homem que possui uma qualidade, astúcia, que é própria do animal raposa.
PARA SABER MAIS:
Livros:
JANNIBELLI, Emilia. D'Anniballe. A musicalização na escola. Rio de Janeiro: Poligráfica Editora Limitada, 1977.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. Ensino de Música na Escola Fundamental. São Paulo: Papirus, 2003.
Periódicos
GAMBA, Ana Paula. Alto e bom som. Revista Páginas Abertas. São Paulo: Paulus Editora, São Paulo N.20, p.26 a 35, 2004.
Artigo
SILVA, Sara Regina Moreira. A música na educação de jovens e adultos: mais que um recurso pedagógico. Disponível em http://www.ufscar.br/~crepa/crepa/praticas
Sites:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0150/aberto/mt_245435.shtml