Plano de Aula

NÃO PODEMOS REVERTER O TEMPO, MAS AGINDO NO PRESENTE PODEMOS MODIFICAR O FUTURO

Loop
06/04/2008
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências
José Manuel Moran
Acesse a ficha do filme



Tempo: efêmero, contundente, impiedoso, relativo, absoluto. Tema que há anos seduz a mente dos Homens, a pergunta que está nas Ciências, na Literatura, na Ficção: se eu pudesse voltar no tempo?
Mas o que é afinal o tempo?
De acordo com o dicionário Houaiss:
Substantivo masculino
1. Duração relativa das coisas que cria no ser humano a idéia de presente, passado e futuro período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem.
Tempo: trama de situações, teia de eventos, colcha de retalhos de ações presentes, passadas e futuras. Para os saudosistas, os bons tempos já passaram, para os realistas o tempo é agora, e ainda, para os futuristas o que há de melhor ainda está por vir.
A história nos traz o tempo como um elemento que é determinado por um contexto, uma cultura, uma conjuntura político-econômica e social.
Como é fácil se perder nas armadilhas do tempo e não percebermos que ele está passando... Como despertar em nossos alunos a noção que construímos uma noção de tempo e sociedade diariamente? Para este desafio temos vários elementos que provêm de diferentes disciplinas: História, Ciências, Língua Portuguesa, Filosofia, Física, até a Matemática.
"Albert Einstein, o cientista mais importante do século passado, introduziu o conceito de que o tempo e o espaço não são coisas distintas, mas formam uma unidade. A relação que se estabelece entre tempo e espaço é algo que parece muito distante de nosso cotidiano. Daí vem a
importância de se estudar a História com elementos que facilitem a compreensão do que
vivemos hoje.
O filme Loop mostra o desejo do ser humano em voltar no tempo, uma temática muito interessante para propor para os alunos discutirem. Se eles pudessem modificar algo, o que cada um faria? Isto teria conseqüências?
Até hoje não foi descoberta uma forma de revertermos o tempo, mas há um jeito de modificar o futuro, agindo no presente. Quais temáticas hoje são fundamentais para serem discutidas e revertidas para garantir na vida no planeta no futuro? São questões atuais, preponderantes e fundamentais que se façam presentes nos debates educacionais com os alunos para despertar um espírito mais crítico, uma atitude mais consciente e cooperativa?
Como estamos usando nosso tempo? Que "loop" precisamos dar?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Ciências: Propiciar a formação de alunos capacitados para compreender e discutir as implicações que cada época, tempo impõe ao contexto.



Física:Discutir o conceito de tempo sob o ponto de vista da Física




Filosofia:Discutir o conceito de tempo sob a ótica da Filosofia



Temas transversais: Saúde e Meio Ambiente

- Posicionar-se de forma crítica diante do mundo, discutir métodos de manejo e conservação ambiental

- Compreender que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, debatendo sobre essas implicações para o futuro da sociedade.



==> Propor que os alunos assistam ao filme "Loop" e interromper aos 3´33 antes do desfecho final

==> Abrir um debate sobre o tema :Tempo- como viver- como mudá-lo?

==> Dividir a classe em grupos e entregar para cada um deles, uma frase, música, texto ou figura para analisarem como o tempo está sendo descrito no portador. Os anexos propostos estão no final desta seqüência didática.

==> Os alunos deverão pesquisar e incrementar suas apresentações buscando novos dados para corroborar a apresentação dos seminários em outras disciplinas como Física, Filosofia, Psicologia, etc.



DICA: É importante que o professor faça intervenções, sugestões de livros, músicas, filmes, textos que possam orientar as apresentações dos grupos.



==> Cada grupo deve preparar uma explanação de 20 minutos para a classe, explorando diversas linguagens artísticas.

==> Após as apresentações e debates, os alunos, organizados em duplas, devem redigir um texto a partir da questão: Que pesquisa tecnológica sobre saúde ou meio ambiente você gostaria que desse certo no futuro e por quê?

==> Disponibilizar sites nos quais os alunos possam encontrar material para elaborar suas dissertações.

==> Socializar as argumentações, distribuindo os textos entre os alunos e os estimulando a troca dos mesmos para que leiam o maior número de textos.

==> Fazer uma eleição na classe de qual dissertação foi a mais provocativa e em seguida propor a técnica de júri- simulado a respeito da mesma.

==> O grupo deve se organizar, pesquisar e buscar argumentos para seu posicionamento no júri-simulado. É importante que júri-simulado não seja realizado no mesmo dia da pesquisa para que os alunos tenham tempo de buscar argumentos bem justificados.



Dica: Júri-simulado

Os alunos se dividirão em 3 grupos:

Defesa- Deverão apresentar e defender uma posição positiva ao tema escolhido

Acusação- Deverão apresentar e defender uma posição contrária ao tema escolhido

Corpo de jurados- Deverão ouvir ambos os lados e chegar a conclusão de qual argumentação foi mais bem sucedida.


Este tipo de técnica estimula ao posicionamento crítico e reflexivo dos alunos.



==> Assistir ao filme novamente sem interrupção e debater sobre o desfecho do filme, propondo a seguinte reflexão: Será que como o personagem do filme, iremos repetir nossas ações e ficaremos presos neste ciclo, sem chegarmos a lugar nenhum?




Avaliação:


Avaliar a participação e envolvimento no debate inicial

Preparar uma auto-avaliação sobre o trabalho em grupo

Avaliar o nível de argumentação das dissertações

Verificar se houve aprofundamento das argumentações no júri-simulado.



Saiba mais em:



Revista Ciência Hoje



Artigo que trata sobre o tempo:

http://cienciahoje.uol.com.br/53460







Anexo 1



"Meus oito anos"

Casimiro de Abreu





Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais !

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais !



Como são belos os dias

Do despontar da existência !

- Respira a alma inocência

Como perfumes a flor

O mar é - lago sereno,

O céu - um manto azulado,

O mundo - um sonho dourado,

A vida - um hino d'amor !



Que auroras, que sol, que vida,

Que noites de melodia

Naquela doce alegria,

Naquele ingênuo folgar !

O céu bordado d'estrelas,

A terra de aromas cheia,

As ondas beijando a areia

E a lua beijando o mar !

Oh ! dias de minha infância !

Oh ! meu céu de primavera !

Que doce a vida não era

Nessa risonha manhã !

Em vez de mágoas de agora,

Eu tinha nessas delícias

De minha mãe as carícias

E beijos de minha irmã !



Livre filho das montanhas,

Eu ia bem satisfeito,

De camisa aberta ao peito,

- Pés descalços, braços nus -

Correndo pelas campinas

À roda das cachoeiras,

Atrás das asas ligeiras

Das borboletas azuis !



Naqueles tempos ditosos

Ia colher as pitangas,

Trepava a tirar as mangas,

Brincava à beira do mar

Rezava às Ave-Marias,

Achava o céu sempre lindo,

Adormecia sorrindo,

E despertava a cantar !



Oh ! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais !

- Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais !




Disponível em http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/casimiro.htm





Anexo 2



O que é o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei se o

quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei."

(Santo Agostinho)












Anexo 3



A persistência da memória , tela de 1931 do catalão Salvador Dali (1904-1989).
Disponível em http://www.dali-gallery.com/html/dali.php






Anexo 4



Oração ao Tempo

Caetano Veloso



És um senhor tão bonito

Quanto a cara do meu filho

Tempo tempo tempo tempo

Vou te fazer um pedido

Tempo tempo tempo tempo...



Compositor de destinos

Tambor de todos os ritmos

Tempo tempo tempo tempo

Entro num acordo contigo

Tempo tempo tempo tempo...



Por seres tão inventivo

E pareceres contínuo

Tempo tempo tempo tempo

És um dos deuses mais lindos

Tempo tempo tempo tempo...



Que sejas ainda mais vivo

No som do meu estribilho

Tempo tempo tempo tempo

Ouve bem o que te digo

Tempo tempo tempo tempo...



Peço-te o prazer legítimo

E o movimento preciso

Tempo tempo tempo tempo

Quando o tempo for propício

Tempo tempo tempo tempo...



De modo que o meu espírito

Ganhe um brilho definido

Tempo tempo tempo tempo

E eu espalhe benefícios

Tempo tempo tempo tempo...



O que usaremos prá isso

Fica guardado em sigilo

Tempo tempo tempo tempo

Apenas contigo e comigo

Tempo tempo tempo tempo...



E quando eu tiver saído

Para fora do teu círculo

Tempo tempo tempo tempo

Não serei nem terás sido

Tempo tempo tempo tempo...



Ainda assim acredito

Ser possível reunirmo-nos

Tempo tempo tempo tempo

Num outro nível de vínculo

Tempo tempo tempo tempo...



Portanto peço-te aquilo

E te ofereço elogios

Tempo tempo tempo tempo

Nas rimas do meu estilo

Tempo tempo tempo tempo...




Fonte: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44760/




Anexo 5



"No começo do século 20, o conceito de tempo, principalmente na física, mudou radicalmente. Para explicar novas descobertas e idéias, como o fato de a luz ser uma onda eletromagnética que viaja sempre na mesma velocidade de 300.000 km/s (1.080.000.000 km/h), independentemente de quem a esteja observando, Albert Einstein, o cientista mais importante do século passado, introduziu o conceito de que o tempo e o espaço não são coisas distintas, mas formam uma unidade e não são apenas o palco no qual ocorrem os eventos da natureza, mas também os protagonistas dessa história.



Ao postular que a velocidade da luz é a velocidade limite do universo, Einstein demonstrou que o tempo depende da velocidade com a qual nos movemos. Quando nos aproximamos da velocidade da luz o tempo flui mais vagarosamente. Para entendermos melhor, imagine que estamos viajando para um planeta distante a dezenas de anos-luz da Terra (um ano-luz tem aproximadamente 10 trilhões de quilômetros) e que a viagem foi feita com uma velocidade bem próxima à da luz. Quando voltamos da viagem, para as pessoas que ficaram na Terra se passaram dezenas de anos, mas para quem viajou se passaram apenas alguns meses".



Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/53460






Anexo 6



"Há quatro coisas que não voltam atrás:

a pedra, depois de atirada

a palavra, depois de proferida

a ocasião, depois de perdida

e o tempo, depois de passado."



H. Riminaldo



Fonte: MAIOR, Mário Solto. O Homem e o Tempo. Recife: 20-20 Comunicação e Editora 1995. 96p.



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)