Plano de Aula

A LITERATURA BRASILEIRA E SUAS FASES

Remédios do Amor | Ficção | De João Vargas Penna | 2002 | 19 min | MG
13/04/2008
Ensino Médio
Língua Portuguesa
José Manuel Moran
Acesse a ficha do filme



Todo amor é eterno. E se acaba, não era amor.
Nelson Rodrigues - Dramaturgo
O amor, sentimento que a Literatura universal eternizou. Temos as histórias dramáticas, românticas, épicas, tristes, felizes, mas o que todas elas têm em comum é a busca pelo grande e verdadeiro amor.
O amor é subjetivo, as vezes sutil, outras possessivo.
Apresenta ora faceta misteriosa, ora declarada.
Às vezes é calado, outras exigente.
Há o amor tímido, o expansivo.
O amor platônico, o amor correspondido.
Para o amor não há sexo, idade, diferença cultural, etnia, língua, ele vence todas as barreiras. Como diz a música de Milton Nascimento: "Toda forma de amor vale a pena. Toda forma de amor vale amar"
Nos tempos de Internet, pode-se encontrar o amor através da telinha do computador. As cartas de amor já não chegam mais com tanta freqüência, mas são longos os e-mails apaixonados, é a pressa de chegar a casa e abrir a caixa de e-mails e encontrar as palavras apaixonadas. O meio mudou, mas a paixão continua a mesma.
O filme fala dos remédios do amor:
"Diz que é de amor, e de amor nosso, e de amor incurável: de amor: de amor nosso: e de amor incurável, e sem remédio:
Diz que é de amor, e de amor nosso, e de amor incurável: de amor: de amor nosso: e de amor incurável, e sem remédio:
Tudo conquista o amor, quando conquista uma alma porém o primeiro rendido é o entendimento. Usar de razão, e amar, são duas coisas que não se ajuntam.
Razão e amor não se juntam? Será o amor o inverso da razão, terá ele o gosto da loucura?
Há em nossa literatura belas histórias de amor, mas como despertar os jovens para este tipo de literatura. Afinal, ser jovem hoje ou ontem, ainda é sinônimo de amar.
Há histórias clássicas, Romeu e Julieta, Abelardo e Heloísa que trazem elementos que as tornaram trágicas e eternas.
Há histórias cotidianas que nós mesmos protagonizamos, história que o cinema consagrou, material de estudo, não falta!
O objetivo é adentrar no mundo da Literatura Brasileira e que o jovem faça uma "tradução" de cada fase com criatividade e estilo. Trazer Pero Vaz de Caminha, Mario de Andrade, Gregório de Matos Guerra e vários outros ícones da Literatura para a sala de aula de uma forma dinâmica, participativa na qual o aluno irá utilizar ferramentas de Internet de forma bem contextualizada e desafiadora, e, acima de tudo, irá protagonizar o processo.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


 Identificar as fases da Literatura Brasileira

 Estabelecer relação com obra literária, sua fase e os elementos que a compõem.

 Compor uma apresentação que caracterize uma das fases da Literatura Brasileira


1. Assistir ao curta- Remédios do Amor



2. Debater o tema, partindo das seguintes questões:

 Como o amor é descrito na literatura?

 Qual a relação com a nossa vida?

 O que eterniza uma história de amor?

 Quais histórias de amor clássicas, você conhece?

 O que você conhece da literatura Brasileira



3. Fazer um quadro que resgate as várias fases da Literatura Brasileira


 Quinhentismo (século XVI)

 Barroco ( século XVII )

 Neoclassicismo ou Arcadismo (século XVIII )

 Romantismo ( século XIX )

 Realismo - Naturalismo ( segunda metade do século XIX )

 Parnasianismo ( final do século XIX e início do século XX )

 Simbolismo ( fins do século XIX )

 Pré-Modernismo ( 1902 até 1922 )

 Modernismo ( 1922 a 1930 )

 Neo-Realismo ( 1930 a 1945 )




Dica: é importante o que o aluno capte a essência de cada fase, para que sua apresentação possa efetivar um feed-back do que eles aprenderam.

As duas primeiras fases podem se apresentadas pelo professor. Seja criativo, traga filmes, faça paralelos com a atualidade, etc.




4. Pedir que a classe organize oito grupos.


5. Sortear as oito fases restantes entre os alunos.


6. Propor aos alunos que apresentem as características e seus principais representantes da forma mais criativa que encontrarem.


7. Indicar alguns sites de pesquisa para os alunos.


8. Sugerir, intervir no processo de produção dos alunos.


9. Após a apresentação dos alunos, pedir que cada aluno que assistiu a apresentação, descreva os elementos que compõem a fase apresentada.


10. Os alunos podem fazer uma feira cultural com as apresentações que prepararam



Dicas de possíveis formas de apresentação:

Paródia de uma música

Telenovela

Revista

Um curta metragem (que pode ser feito em Movie-maker ou Photostory)

Uma animação

Uma peça de teatro

Um musical, etc.


Avaliação:



Fichas de avaliações :



1- Individual:



Nome:



- Excelente | Ótima | Boa | Regular | Péssima

Iniciativa

Liderança

Comunicação

Escuta

Organização

Pontualidade nas tarefas



2- Grupo:

Você acredita que seu grupo conseguiu cumpri o objetivo?

Quais foram às dificuldades que encontraram?

O que você modificaria em sua apresentação?

Qual nota você daria para o seu grupo?





Saiba mais em:



http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/

http://www.geocities.com/athens/styx/2607/

http://www.aliteratura.kit.net/quinhetismo.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_Brasileira



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)