Plano de Aula

UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA "DIFÍCIL VIDA FÁCIL" DOS MORADORES DE RUA

Felicidade
30/03/2008
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais

Marilene Lima
Acesse a ficha do filme



O curta apresenta o dia de um morador em situação de rua, sua luta por comida, seu encontro com uma moça de igual situação e sua felicidade diante de um banquete encontrado fortuitamente numa praia.
O que chama atenção é a trilha musical utilizada no curta: clássicos universais que provocam emoção e podem, quando bem direcionada a sua fruição, levar à reflexão sobre a existência humana.
A partir da apresentação do curta pode-se discutir "a difícil vida fácil" dos moradores em situação de rua e a celebração da vida, apesar da ausência de quase tudo. Apresenta, ainda, a morte como fato da vida.


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 Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a "visão de mundo" e o "horizonte de expectativas", nas relações interpessoais com os vários grupos sociais


 Discutir a constituição da identidade social a partir da biografia de "homens comuns" e da beleza estética encontrada em peças musicais clássicas e poesias que provocam a reflexão e a tomada de consciência da realidade do mundo e da necessidade de descentramento juvenil no que tange à realidade sobre as diferenças sociais


 Excursionar com os alunos no mundo da música clássica explorando suas possibilidades de reflexão existencial e os sentimentos derivados desse "ambiente musical".


Fases do Trabalho:



1. Apresentação do curta "Felicidade"


2. Ler e refletir sobre as realidades apresentadas nas poesias: "O Bicho", de Manuel Bandeira e "Tem gente que existe e parece imaginação", de Ulisses Tavares (veja anexo 4)


3. Discutir as similaridades das vidas do personagem principal do curta e do compositor Johann Strauss Junior (autor das músicas de fundo do curta: op. 114, 234, 279, 307 e 418) - ver anexos 1 e 3

o Propor a audição das peças musicais completas (ou de uma delas) e, em seguida, a criação de um roteiro para animação que tenha como pano de fundo a(s) mesma(s)


4. Hipotetizar sobre o motivo pelo qual a obra de Frédéric Chopin foi escolhida para fazer parte da trilha sonora do curta: seria por conta das características de sua música, tais como: a melancolia, a tristeza e a morbidez? - Ver anexos 2 e 3

o Estudar sua biografia e possibilitar a audição das obras de Frédéric Chopin - op. 70, desafiando a memória auditiva dos alunos, pedindo que identifiquem qual dos trechos da peça é utilizado no curta:

 Waltzes: No. 11 in G flat, Op. 70 / 1 (02:11')

 Waltzes: No. 12 in F minor, Op. 70 / 2 (02:52')

 Waltzes: No. 13 in D flat, Op. 70 / 3 (02:44')


5. Organizar um Clube do Disco:

o Conhecer e apresentar o tipo de música que os participantes apreciam

o Sinalizar a importância de ampliar seu repertório musical

o Dirigir a escuta dos participantes no que tange ao belo artístico

o Sugerir a escuta das músicas utilizadas no curta.




Orientações Didáticas:



As atividades de escuta precisam ser organizadas e supervisionadas, para que sejam proveitosas e para que não se perca ou danifique o material coletado. Se a escola tiver uma biblioteca interativa, esse é o espaço adequado para a guarda desse material:

 Pedir que os participantes concentrem-se apenas em ouvir a música

 Falar acerca da época em que a música foi produzida e sobre seu compositor

 Discutir que sentimentos a música lhes provoca e qual a ligação dela com a história contada no curta

 Incentivar a audição do mesmo trecho e da obra toda, por várias vezes. Num primeiro momento, dirigindo a atenção dos participantes para os instrumentos tocados e, num segundo momento, para as emoções provocadas pela audição.



Bibliografia utilizada e sugerida:



GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos em psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1984.

NESTROVSKI, Artur. O livro da música. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.








Anexo 1

Biografia de Johann Strauss Junior




Violinista e membro mais eminente da família Strauss, dirigiu sua própria orquestra, 1844-1849, rivalizando com a do pai após 1849, as duas orquestras Strauss se fundiram numa única.


Foi diretor musical dos bailes imperiais-reais de Viena, 1863-1871, e o mais famoso embaixador da Áustria (o "rei da valsa"), foi aclamado por multidões de admiradores, especialmente nas turnês européias, 1856-1886, e nos EUA (1872).


Na forma, suas valsas parecem-se com as do pai - introdução lenta, cinco valsas e corda -, mas as seções são mais longas e orgânicas as melodias, geralmente de grande inspiração, são amplas e impetuosas, os detalhes harmônicos e orquestrais são mais ricos e mais sutis, em certos momentos até wagnerianos.


Entre suas mais célebres obras-primas, datando dos anos de 1860 e início dos anos 1870, encontram-se duas das quais foram utilizadas no curta: Accellerationen op. 234 e Wiener Bonbons (Bombons vienenses) op. 307 bem como:


 O Danúbio Azul (Na die schönen, blauen Donau) op. 314,

 Wein, Weib und Gesang (Vinho, mulheres e canções) op. 333 e

 Wiener Blut (Sangue vienense) op. 354.



De suas 17 operetas, a brilhante O morcego (Die Fledermaus, 1874) e a pitoresca O barão cigano (Die Zigeunerbaron, 1885) ocupam merecidamente um lugar central no seu repertório.


As outras três obras do compositor utilizadas no curta são:
 Liebeslieder-Walzer Op. 114 (7:19')

 Morgenblätter, 'morning Papers' Op. 279 (8:25')

 Schatz-Walzer Op. 418 (7:10')


Fontes:

http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/2086/musicos/strauss.html

http://www.luteranos.com.br/101/coral/biografias/strauss_II.html





Anexo 2

Biografia de Frédéric Chopin


Frédéric Chopin (Zelazowa-Wola, 1810 - Paris, 1849)


Pianista e compositor polaco. Filho de pai polaco e de mãe francesa, desde jovem chama a atenção pelo seu temperamento melancólico e sonhador, assim como pela sua viva inteligência. Aos vinte anos dá concertos de piano em Viena, Praga, Dresden e, finalmente, em Paris, onde se instala. Insatisfeito com o êxito parcial que obtém no seu primeiro concerto parisiense importante, reserva-se nos tempos seguintes para a intimidade e dedica-se à composição e ao ensino. Bem acolhido pela classe alta polaca imigrada em Paris, tem numerosos alunos que expandem a sua fama. Em poucos anos escreve, além dos seus grandes concertos, sonatas e séries de estudos, diversas mazurcas, noturnos, baladas, polonesas, prelúdios, sherzos, valsas e uma infinidade de peças de gêneros semelhantes.


A música de Chopin é de caráter essencialmente pessoal, com um acento romântico cheio de melancolia, em ocasiões de uma pungente tristeza. Afasta-se decididamente da normativa clássica, tanto nos ritmos como nas harmonias. Se bem que seja de lhe reprovar certo sentimento doentio, também é verdade que a sua música está cheia de encanto, de sabor e de uma poesia delicada e penetrante. Provavelmente, a sua tuberculose não é alheia a esta morbidez.


Entre as suas composições mais originais há que se citar a grande Valsa em mi menor, as valsas em lá menor e em ré bemol maior a admirável Polonesa n.º 8, a Fantasia de Improviso, o delicioso Scherzo em si bemol, o Concerto em mi menor, os Noturnos, os Prelúdios, a Marcha Fúnebre. Quanto ao seu gênio como pianista, segundo testemunhos da época, é de uma graça elegíaca, de uma elegância fora do comum e de uma poesia e um vigor pessoal sem igual.



Fonte:

http://www.vidaslusofonas.pt/frederic_chopin.htm





Anexo 3

Musicoteca:



Chopin: Waltzes / Impromptus

Artista: Georges Cziffra

Ano: 2001

Gravadora: EMI









New Year's Concert 2000

Artista: Riccardo Muti / Wiener Philharmoniker

Ano: 2000

Gravadora: EMI








New Year's Day Concert 2001

Artista: Nikolaus Harnoncourt

Ano: 2001

Gravadora: Warner Music









Anexo 4 - Poesias

Poesia 1: O Bicho - Manuel Bandeira



Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Fonte:

MACHADO, Ana Maria. O tesouro das Virtudes para as crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 23.


***


Poesia 2: Tem gente que existe e parece imaginação - Ulisses Tavares




"Tem gente passando fome.

E não é a fome que você imagina entre uma refeição e outra.

Tem gente sentindo frio.

E não é o frio que você imagina entre o chuveiro e a toalha.

Tem gente muito doente.

E não é a doença que você imagina entre a receita e a aspirina.

Tem gente sem esperança.

Mas não é o desalento que você imagina entre o pesadelo e o despertar.

Tem gente pelos cantos.

E não são os cantos que você imagina entre o passeio e a casa.

Tem gente sem dinheiro.

E não é a falta que você imagina entre o presente e a mesada.

Tem gente pedindo ajuda.

E não é aquela que você imagina entre a escola e a novela.

Tem gente que existe e parece imaginação."



Fonte:

http://www.pensador.info/frase/MzAwMjU1/

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