Plano de Aula

PAIS E FILHOS: SEMPRE PRÓXIMOS

Icarus | Animação | De Victor-Hugo Borges | 2007 | 11 min | SP
29/06/2010
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



O trabalho do pai de Icarus faz com que ele não consiga ver seu filho acordado. Sai cedo demais e volta já a noite, quando o menino está a dormir. Apesar disso, há sempre um indício claro deixado pelo pai para o filho de que ele esteve por lá, a abençoar-lhe o sono, a beijar-lhe a face. Apesar desta distância, resultante do cotidiano de trabalho, fica claro o carinho e a preocupação que deve sempre marcar a relação familiar. A proximidade quando não se concretiza na prática diária, cotidiana, se revela em pequenos atos e solidifica, ainda assim, parcial, o amor de pai para filho, o maior de todos os legados que ficam para a prole. Em Icarus assistimos uma animação, curta-metragem, que demonstra, o quanto isso permanece para os filhos...


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Estimular maior participação da família (pai e mãe) na vida dos filhos. Demonstrar para os filhos o quanto os pais são importantes e que, ao mesmo tempo, não estarão para sempre por perto. Abrir o diálogo para abordar um tema difícil e complicado para as crianças, a perda, a dor da ausência, a finitude, a morte.

Apresentar o filme e dialogar com os alunos sobre os pontos que mais lhes chamaram a atenção. Perceber se em suas respostas há uma leitura das sequências que sutilmente denunciam a morte do pai de Icarus. Mostrar a partir de então que esta perda causa, inicialmente, dor no personagem, que não mais percebe os dias como iluminados, mas como escuros, a lembrar a noite. Verificar se perceberam como Icarus supera a situação de dor e percebe a nova "presença" paterna. Levantar questionamentos junto ao grupo se conhecem alguém que já perdeu pais, tios, avós ou outros parentes ou se, mesmo, isso já lhes aconteceu. Verificar como lidaram com isso. Buscar outras histórias que abordem a questão da perda e/ou que valorizem a relação familiar, a presença dos pais na vida e formação dos filhos.

Um filme, duas temáticas fortes, ambas merecedoras de atenção e dignas de se trabalhar em sala de aula. Icarus propõe a discussão a partir de um curta com visual gótico, escuro, que inicialmente até intimida (que lembra um pouco o longa A Noiva Cadáver, de Tim Burton), mas que com o desenvolvimento da trama nos transpõem para um universo mais claro, a indicar caminhos melhores para o personagem. As ligações entre pai e filho, dificultadas pelo cotidiano, são superadas a partir do momento em que se criam elos invisíveis aos olhos de terceiros... Elos estes que continuam presentes mesmo depois que se consuma a ausência definitiva entre eles...

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação