Plano de Aula

TRABALHO INFANTIL NAS GRANDES METRÓPOLES

10 centavos | Ficção | De Cesar Fernando de Oliveira | 2007 | 19 min | BA
20/01/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Formação de Educadores, Ensino Superior
História, Sociologia, Geografia, Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



De acordo com o relatório "Situação Mundial da Infância 2012: Crianças em um Mundo Urbano" lançado em 2012 pela Unicef, o processo de urbanização exclui milhões de crianças que vivem nas cidades de serviços essenciais como moradia, saúde, alimentação e educação.

Segundo um levantamento feito em Genebra em 2011, mais de 100 milhões de crianças no mundo todo moram e trabalham nas ruas e têm seus direitos negados. O curta-metragem 10 centavos mostra essa triste realidade em um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


- Identificar os motivos que levam a exploração do trabalho infantil


- Conhecer o estatuto da criança e do adolescente


- Refletir sobre desigualdade social.



1° momento:


Coloque para os alunos ouvirem a música "Criança não Trabalha" do grupo Palavra Cantada


"Lápis, caderno, chiclete, pião


Sol, bicicleta, skate, calção


Esconderijo, avião, correria, tambor


Gritaria, jardim, confusão





Bola, pelúcia, merenda, crayon


Banho de rio, banho de mar, pula-cela, bombom


Tanque de areia, gnomo, sereia


Pirata, baleia, manteiga no pão





Giz, merthiolate, band-aid, sabão


Tênis, cadarço, almofada, colchão


Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão


Pega-pega, papel, papelão





Criança não trabalha, criança dá trabalho


Criança não trabalha...





1,2 feijão com arroz,


3, 4 feijão no prato


5, 6 tudo outra vez...





Criança não trabalha, criança dá trabalho


Criança não trabalha, criança dá trabalho





Lápis...


Banho de rio, banho de mar, pula-sela, bombom


Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão...





Não trabalha...



Link

Depois desse momento, faça um levantamento com os alunos das palavras que apareceram durante a canção e o que eles entenderam da música, o que eles acham que essas palavras soltas significam no contexto da música.





2º momento:


Questione os alunos se eles sabem o que é exploração do trabalho infantil e se já entraram em contato com essa realidade. Peça para que compartilhem exemplos de trabalho infantil. Assista com os alunos o Curta 10 centavos.





3° momento:


Forneça lápis, papel sulfite, canetinha, lápis de cor, giz de cera entre outros para os alunos e solicite que eles façam um desenho que retrate o sentimento deles ao assistir ao curta. Peça para que os alunos socializem suas produções e expliquem o que eles tentaram retratar no desenho.





4ª momento:


Apresente a música "Direitos e Deveres" do Toquinho


Crianças, iguais são seus deveres e direitos.


Crianças, viver sem preconceito é bem melhor.


Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,


Vamos todos juntos brincar.




Meninos e meninas,


Não olhem cor, nem religião, nem raça.


Chamem os quem não tem mamãe,


Que o papai tá lá no céu,


E os que dormem lá na praça.




Meninos e meninas,


Não olhem raça, religião nem cor.


Chamem os filhos do bombeiro,


Os dois gêmeos do padeiro


E o caçula do doutor.




Crianças, a vida tem virtudes e defeitos.


Crianças, viver em harmonia é bem melhor.


Crianças, a infância não demora, logo, logo vai passar,


Vamos todos juntos brincar.




Meninos e meninas,


O futuro ninguém adivinha.


Chamem os quem não tem ninguém,


Pois criança é também


O menino trombadinha.




Meninos e meninas,


Não olhem cor nem raça ou religião.


Bons amigos valem ouro,


A amizade é um tesouro


Guardado no coração.




Em uma roda de conversa discuta o que eles entenderam da música e qual a relação com o filme.



5ª momento:


Mostre para os alunos o gibi da Turma da Mônica
que fala sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e realizado em uma parceria da Unicef e a Editora Maurício de Souza.


Os alunos podem realizar a leitura do gibi individualmente ou em duplas. Após a leitura divida a turma em pequenos grupos, faça um sorteio dos direitos que são citados no estatuto de forma que cada grupo seja responsável por apresentar o que entenderam sobre um ou dois itens.

Deixe os alunos livres para escolherem a forma como irão fazer a apresentação.



- direito à vida


- direito à saúde


- direito à liberdade


- direito à cultura


- direito à alimentação


- direito a convivência familiar e comunitária


- direito ao lazer


- direito à educação


- direito ao respeito


- direito à dignidade


- direito à profissionalização


- direito ao esporte



6ª momento:


Organize um momento na escola para os alunos apresentarem suas produções para a comunidade escolar.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (2)